A nova newsletter da Arca traz notícias sobre os animais vitimados pelas enchentes nas montanhas cariocas. A atenção midiática passou, mas o problema continua. A newsletter também trata de um problema chamado colecionismo – existem pessoas que colecionam animais, com conseqüências trágicas para as vítimas deste tipo de cativeiro. Por fim, o PL 4548/1998 do Thomas Nonô (DEM), que pretende acabar com as punições aos maus-tratos de animais previstas na Lei dos Crimes Ambientais (Nº 9.605) foi desarquivado. Ativistas pelos direitos dos animais devem manter a vigilância.
28 de fev. de 2011
Animal não é ‘artista’
Duas notícias envolvendo cães explorados em ‘entretenimento’ nos chamou a atenção nesta semana que passou.
A primeira delas apareceu sobre uma manchete equivocada dizendo que um cão foi ‘contratado’ por uma emissora de TV por $25 mil por mês.
Trata-se de um mini poodle ‘revelado’ no Domingão do Faustão e que vai ser explorado na novela Vidas em Jogo na Record que estréia em abril.
Obviamente quem vai receber todo esse dinheiro é o seu treinador André Poloni, já que não faz sentido algum para um animal receber um salário, apesar da manchete.
Um outro artigo noticiou que um espetáculo em São Paulo chamado O Domador de Férias terá um cãozinho que é na trama é tutorado por uma vendedora de Cajuzinho que trabalha na praia. A trupe de um circo resolve colocá-lo no espetáculo por conta de suas habilidades, entre elas o futebol.
Os dois casos envolvem animais trabalhando para o ‘divertimento’ humano, e a idéia sendo reforçada aí é que os animais são nossos para fazermos o que bem entendermos com eles, já que obviamente eles literalmente não tem voz na decisão de trabalhar ou não.
O conceito de trabalho foi inventado para humanos e deveria permanecer exclusivo da nossa espécie. Forças animais a trabalhar – e o trabalho é sempre forçado quando se trata de animais – é uma forma de domínio que desrespeita a integridade do indivíduo em questão. Os animais são tratados com elementos de cena apelativos, uma atração – e como tal, eles se tornam objetos. Maltratar não é apenas ferir e matar, mas também retirar de outro ser a sua dignidade.
Vídeo: Vegana, do Instituto Nina Rosa
episódio 01 Inspiração - http://bit.ly/gzJF6n
episódio 02 Manifestação - http://bit.ly/ezMMTX
episódio 03 Escola - http://bit.ly/dHZWkl
episódio 04 Ninhada - http://bit.ly/gUN1qR
episódio 05 Habitantes das águas - http://bit.ly/gs3uQa
episódio 06 Almoço vegano - http://bit.ly/ifCN1G
episódio 07 Circo - http://bit.ly/fajKoE
episódio 08 Compras - http://bit.ly/hvAoPB
episódio 09 Abate Humanitário? - http://bit.ly/hYIAF4
episódio 10 Denúncia - http://bit.ly/e9Y9fh
episódio 11 Tradições - http://bit.ly/ereUUe
episódio 12 Despertar - http://bit.ly/g99FHg
episódio 02 Manifestação - http://bit.ly/ezMMTX
episódio 03 Escola - http://bit.ly/dHZWkl
episódio 04 Ninhada - http://bit.ly/gUN1qR
episódio 05 Habitantes das águas - http://bit.ly/gs3uQa
episódio 06 Almoço vegano - http://bit.ly/ifCN1G
episódio 07 Circo - http://bit.ly/fajKoE
episódio 08 Compras - http://bit.ly/hvAoPB
episódio 09 Abate Humanitário? - http://bit.ly/hYIAF4
episódio 10 Denúncia - http://bit.ly/e9Y9fh
episódio 11 Tradições - http://bit.ly/ereUUe
episódio 12 Despertar - http://bit.ly/g99FHg
Receita vegana: lentilha com tomate
The Ecologist, uma renomada publicação inglesa focada em meio ambiente, publicou um artigo de Duncan Williamson do World Wildlife Fund (WWF) que em teoria trabalha para proteger a biodiversidade, com foco nos animais. No artigo, Duncan diz que não é necessário ser vegetariano para salvar o planeta.
Ele na verdade está falando de um plano de dieta proposto pelo WWF chamado LiveWell que inclui de tudo: carne, queijo, ovos etc. A WWF acredita que são pequenos passos que podem puder o mundo, mas que passos são esses realmente não fica claro.
É muito hipócrita que uma organização que se diz proteger a biodiversidade publique algo assim. Exemplos abundam que ilustram como a agricultura animal ocupa o espaço de animais livres. O recente caso dos bisões americanos é um exemplo. Aparentemente, estes animais que vivem livres teriam que ser exterminados porque eles tem um tipo de gripe que afeta o gado. Ou seja, eles tem que ser mortos por isso para dar espaço para um animal não-nativo que também será morto.
E quem matou as onças do Brasil? Foram agropecuaristas que invadiam seu território e depois metiam bala quando elas atacavam suas vacas.
E quem matou as onças do Brasil? Foram agropecuaristas que invadiam seu território e depois metiam bala quando elas atacavam suas vacas.
O que se quer dizer quando se diz ‘salvar o planeta’? Essa é uma expressão muito vaga, aberta a interpretação e digamos, pretensiosa – quem somos nós para salvar o planeta? Eu quero salvar vidas e as condições adequadas para que ela permaneça como está. O planeta em si não precisa da nossa ajuda, nós é que precisamos dele.
Os vegetarianos seguem sua dieta não para ‘salvar o planeta’ mas para tentar corrigir uma distorção moral que normaliza o holocausto, cujas manifestações mais explícitas são o matadouro e o barco de pesca.
Talvez a melhor maneira de responder a este artigo descabido é apresentar uma receita vegana. O vídeo é em inglês, mas eu vou listar aqui os ingredientes. Quanto a preparação, é fácil seguir pelas imagens e você ainda pratica um pouco de sua habilidade em língua estrangeira.
Tomate com lentilha:
4 tomates grandes
1 xícara de lentilhas secas
2 Duas folhas de louro
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de suco de limão
1 dente de alho
1 pitada de pimentão vermelho amassado
1 pitada de sal
1 talo de aipo
1 cebola picada
2 xícaras de água para a lentilha
27 de fev. de 2011
Cineasta precisa de fundos para terminar filme sobre cães abandonados no Chile
Ela já mostrou em filme o sofrimento dos animais livres capturados em armadilhas e tratou do tema da reinserção de lobos nos Estados Unidos. Agora a cineasta sul-africana Vanessa Schulz precisa de fundos para terminar um longo sobre os cães abandonados no Chile.
Em uma entrevista a Animal Voices, um programa de rádio canadense sobre direitos animais, Vanessa diz que espera terminar este ano o filme Lost Dogs que ela espera possa contribuir positivamente para um problema gigantesco. Mas para isso ela precisa de fundos.
Existem cerca de 2.5 milhões de cães abandonados no Chile e em Santiago apenas, onde existe uma população humana de sete milhões de pessoas, estima-se que 200 mil cães vivam nas ruas. Protetores independentes trabalham incessantemente para ajudar animais abandonados, deparando-se constantemente com situações horripilantes. “Eles são heróis”, ela diz.
Para Vanessa, a opção de ajudar animais através de sua arte é motivada pelos fatos dos animais serem excluídos de qualquer consideração moral pela sociedade humana.
Siga o link para ouvir a entrevista em inglês com Vanessa Schulz.
Assista a um vídeo promocional do filme Lost Dogs:
26 de fev. de 2011
Referendo no Equador poderá acabar com touradas e brigas de galo
Referendo proposto pelo presidente do Equador, Rafael Correa, poderá acabar com touradas e outras formas de entretenimento que dependem do sofrimento de animais no país. A consulta à população a respeito do assunto deverá ocorrer antes de maio. (Referendo no Equador poderá acabar com touradas e brigas de galo)
Fundador vegano do Twitter acredita que tecnologia pode promover compaixão
Durante uma recente palestra em Sarasota, nos Estados Unidos, Biz Stone, o co-fundador vegano do Twitter, disse que ele vê uma conexão entre o Farm Sanctuary, um santuário de animais resgatados de fazendas que o fez tornar-se vegano 11 anos atrás, e o que está acontecendo no Egito, Líbia e outros países árabes.
“Para mim tudo se resume em empatia”, ele disse. “Tecnologia em geral e especialmente mídia social, estão ajudando o mundo a ficar menor. Hoje em dia, você pode olhar no seu celular e ver o que está acontecendo no outro lado do mundo, sentir o que outras pessoas estão sentindo e sentir uma empatia a qual você antes não poderia sentir. Nós não somos cidadãos de um estado ou país mais; nós somos cidadãos do mundo. Farm Sanctuary te ajuda estender esse conceito e aprofundar a idéia de nós somos cidadãos do mundo.”
O Farm Sanctuary foi fundado por Gene Bauer 25 anos atrás para educar o público sobre o que acontece com os animais explorados por sua carne, ovos e leite. Hoje ele é uma referência nos Estados Unidos e conta com o apoio de várias celebridades.
Bauer também estava presente na palestra e disse: “Nossa preocupação não é apenas com os animais. Existem estudos que mostram que quando observamos os outros sofrerem, nós sentimos algo parecido com o que eles estão sentindo.”
Com informações do Herald Tribune
Ministro Aloizio Mercadante defende uso de animais em laboratório
O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante (PT), abriu quarta-feira (23), em Brasília, a 11ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (Concea). Ele defendeu o cruel uso de animais no desenvolvimento de novos fármacos e procedimentos para o “avanço” da pesquisa e da ciência. (Ministro Aloizio Mercadante defende uso de animais em laboratório)
25 de fev. de 2011
Turquia se prepara para aprovar leis mais rígidas para punir crueldade contra animais
Um projeto de lei proposto pela Istanbul Bar Association’s Animal Rights Commission, uma associação jurídica de Istanbul focada na defesa animal, que é apoiado por vários políticos do governo, busca enquadrar o abuso contra animais no Código Penal Turco (TCK). A lei faria crimes contra animais puníveis com penas de cadeia de até três anos. Atualmente essas ofensas são tratadas apenas como contravenção.
Na semana passada o primeiro ministro Recep Tayyip Erdoğan se encontrou com representantes de um grupo de direitos animais e artistas famosos para melhorar a legislação que trata dos direitos dos animais na Turquia. Ele prometeu incluir a crueldade contra animais no TCK.
Também entrou em discussão um projeto de lei anterior feito pela comissão legal de direitos animais de Istanbul. Além de punir com prisão, a lei introduz sanções que proibiriam uma pessoa condenada por abuso contra animais de empregos que lidem com crianças, tais como escolas e cafeterias, hospitais e outras instituições médicas.
“Nós queremos trazer a lei para a agenda parlamentar antes da eleição em junho. Se não conseguirmos fazer isso a tempo, então a lei será passada depois da eleição”
Segundo a líder da comissão, a advogada Hülya Yalçın, se a lei passar, a vida de muitos animais mudaria significantemente.
“Nós não achamos que alguém defenderia um estuprador de animais, ou alguém que tortura um animal em gestação. Obviamente, pessoas que fazem isso são moralmente decrépitas”, ela disse.
Ela acrescentou que a lei também categorizaria rinhas de galos e touradas como crueldade contra animais. A lei dobraria a pena em casos que envolvessem cortes, queimaduras e uso de produtos químicos para machucar um animal.
A líder do grupo parlamentar de justiça e desenvolvimento (AK Party), Ayşe Nur Bahçekapılı, também apóia o projeto de lei. Ela disse que a lei assegura a proteção de animais contra abuso e apontou que ela está sendo analisada pela comissão parlamentar relevante.
“Nós queremos trazer a lei para a agenda parlamentar antes da eleição em junho. Se não conseguirmos fazer isso a tempo, então a lei será passada depois da eleição”, ela disse.
A lei número 5199 sobre bem estar animal na Turquia entrou em vigor em 2004 e busca protegê-los de tortura, abuso e maus tratos. Mas sob essa lei os contraventores estão sujeitos apenas à multas previstas pela lei de contravenções e são considerados crimes menores. Se a lei passar, os criminosos não vão mais se safar com apenas uma multa. Além disso, a lei permitirá que procuradores iniciem investigações em casos de crueldade contra animais sem apresentação de queixa.
Matança de focas começou no Canadá; assine petição
Como eu escrevi esta semana, eu disse que iria manter o monitoramento da matança de focas atualizado. E infelizmente a carnificina se iniciou na Hay Island, onde 1.900 focas bebês estão marcadas para a morte.
Ao todo, a cota de animais subiu de 2010 para 2011, tendo sido elevada de 50 mil para 60 mil animais.
Um artigo no website Care2 disse que, após a proibição de produtos a base de foca na Europa, o Canadá encontrou na China um novo mercado.
Alguém se surpreende com isso?
Assine: petição pelo fim da matança de focas no Canadá
24 de fev. de 2011
Aluna é humilhada por professora ao se recusar a dissecar sapo durante aula
Uma estudante da 7ª. série da Flórida, EUA, Sarah Wingo, de 13 anos, foi humilhada por sua professora ao se recusar a dissecar um sapo em sala de aula. (Aluna é humilhada por professora ao se recusar a dissecar sapo durante aula)
Inspiração para a hora do almoço vegano
23 de fev. de 2011
ONG condenada por criticar maus-tratos a animais em Barretos apresenta reclamação ao STF
Era o que faltava, ser condenado por denunciar maus tratos ...
O Projeto Esperança Animal (PEA) ajuizou Reclamação (RCL 11292) no Supremo Tribunal Federal contra decisão da Justiça de São Paulo que impediu a vinculação dos organizadores da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos com a tortura ou maltrato de animais e a condenou ao pagamento de indenização por dano moral. A entidade alega “manifesta e odiosa censura judicial à liberdade de expressão do pensamento” e pede que o STF suspenda liminarmente a determinação e casse em definitivo a decisão – que também é objeto de recurso ordinário. (ONG condenada por criticar maus-tratos a animais em Barretos apresenta reclamação ao STF)
Update! Ministro suspende censura a ONG que questiona maus tratos a animais em Barretos
Update! Ministro suspende censura a ONG que questiona maus tratos a animais em Barretos
Grupo faz petição para impedir a matança de capivaras em Campinas (SP)
Por favor, assine esta petição contra a matança das capivaras de Campinas, em SP, e ajude a repassar ao máximo possível de pessoas!
As capivaras não são culpadas, são seres inocente e possuem o direito à vida. Matá-las é um crime contra a fauna. Existem várias outras opções que o CMPDA já passou à Secretaria de Saúde, mas eles não querem nem ao menos nos ouvir!
Acesse o link http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=CMPDA e ajude a salvar estes inocentes animais da morte!!
As capivaras não são culpadas, são seres inocente e possuem o direito à vida. Matá-las é um crime contra a fauna. Existem várias outras opções que o CMPDA já passou à Secretaria de Saúde, mas eles não querem nem ao menos nos ouvir!
Acesse o link http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=CMPDA e ajude a salvar estes inocentes animais da morte!!
Matança de focas no Canadá
Todo ano nesta época começa a agonia de saber que milhares focas-bebê no Canadá serão mortas a pauladas.
Eu ainda não consegui confirmar se alguma foca já foi morta nesta temporada que vai até quinze de março, mas os relatos sobre áreas específicas em geral dizem que nenhum ‘foqueiro’ ainda começou a agir, devido ao mau tempo.
A verdade é que talvez eles não tenham mais mercado para este produto vil: a pele de bebês mortos em frente as suas mães.
Vamos ficar monitorando as notícias sobre esse assunto e envergonhando o Canadá por permitir que esse barbarismo continue.
Diane Kruger posa com peles, atrai crítica da PETA
Mais uma atriz cai na armadilha das peles – a diferença é que as celebridades não sentem a dor e agonia que os animais sentem quando caem em uma armadilha de verdade.
Desta vez foi Diane Kruger, a atriz alemã que ficou famosa por sua aparição no filme Bastardos Inglórios (2009) de Quentin Tarantino.
Nas fotos publicadas na edição de março da revista GQ, Kruger aparece nua, usando apenas botas enormes de pele de coiote.
“Diane diz que odeia vulgaridade mas não existe nada mais vulgar e pretensioso do que exibir a pele de animais violentamente mortos para virar artigos de luxo” a PETA disse em uma nota a imprensa.
Ebay vende animais vivos pela internet
Geda promove debate em São Paulo
PRESS RELEASE
O segundo evento do ciclo de estudos e debates do Grupo de Estudos de Direitos Animais (GEDA) em 2011 está chegando: dia 26 de fevereiro (sábado), às 17 horas (concentração às 16:30). Neste, haverá um “confronto” direto entre a produção de dois grandes pensadores que atuam no movimento dos direitos animais: o ilustríssimo biólogo Sérgio Greif apresentará seu artigo “Em defesa dos animais: uma análise crítica da argumentação de um filósofo bem-estarista”, que costesta o artigo "Bem Estar Animal ou Libertação Animal: Uma análise crítica da argumentação anti-bem-estarista de Gary Francione", escrito por Carlos Naconecy. Este por sua vez será “representado” pelo advogado e gedano Hugo Chusyd, que suscitará questões pertinentes baseadas no artigo de Naconecy. A mediação ficará a cargo do advogado Cláudio de Godoy. Como sempre, as indagações seguirão, no tradicional debate que sucede as palestras.
Os artigos são:
Artigo do Sérgio Greif: http://www.gaepoa.org/site/articles/33-em-defesa-dos-animais-uma-an%C3%A1lise-cr%C3%ADtica-da-argumenta%C3%A7%C3%A3o-de-um-fil%C3%B3sofo-bem-estarista
Artigo do C. Naconecy: http://www.gaepoa.org/site/articles/11-bem-estar-animal-ou-liberta%C3%A7%C3%A3o-animal-uma-an%C3%A1lise-cr%C3%ADtica-da-argumenta%C3%A7%C3%A3o-antibem-estarista-de-gary-francione
Local: Restaurante Vegethus Consolação - Rua Haddock Lobo (perpendicular à av. Paulista), 187 – Consolação – SP. http://www.vegethus.com.br
Evento gratuito. Não é necessário fazer inscrição. Serão distribuídos papel e caneta entre os presentes.
Informações:
Tânia Vizachri (11 9753 4498) ou Francisco Viríssimo (11 8997 6397)
E-mail: grupogeda@gmail.com
Web: http://www.gedasp.org (confira a programação semestral, incluindo datas)
Podcast: http://geda.podomatic.com
Fonte: GEDA - Grupo de Estudos de Direitos Animais
Assinar:
Postagens (Atom)