The Ecologist, uma renomada publicação inglesa focada em meio ambiente, publicou um artigo de Duncan Williamson do World Wildlife Fund (WWF) que em teoria trabalha para proteger a biodiversidade, com foco nos animais. No artigo, Duncan diz que não é necessário ser vegetariano para salvar o planeta.
Ele na verdade está falando de um plano de dieta proposto pelo WWF chamado LiveWell que inclui de tudo: carne, queijo, ovos etc. A WWF acredita que são pequenos passos que podem puder o mundo, mas que passos são esses realmente não fica claro.
É muito hipócrita que uma organização que se diz proteger a biodiversidade publique algo assim. Exemplos abundam que ilustram como a agricultura animal ocupa o espaço de animais livres. O recente caso dos bisões americanos é um exemplo. Aparentemente, estes animais que vivem livres teriam que ser exterminados porque eles tem um tipo de gripe que afeta o gado. Ou seja, eles tem que ser mortos por isso para dar espaço para um animal não-nativo que também será morto.
E quem matou as onças do Brasil? Foram agropecuaristas que invadiam seu território e depois metiam bala quando elas atacavam suas vacas.
E quem matou as onças do Brasil? Foram agropecuaristas que invadiam seu território e depois metiam bala quando elas atacavam suas vacas.
O que se quer dizer quando se diz ‘salvar o planeta’? Essa é uma expressão muito vaga, aberta a interpretação e digamos, pretensiosa – quem somos nós para salvar o planeta? Eu quero salvar vidas e as condições adequadas para que ela permaneça como está. O planeta em si não precisa da nossa ajuda, nós é que precisamos dele.
Os vegetarianos seguem sua dieta não para ‘salvar o planeta’ mas para tentar corrigir uma distorção moral que normaliza o holocausto, cujas manifestações mais explícitas são o matadouro e o barco de pesca.
Talvez a melhor maneira de responder a este artigo descabido é apresentar uma receita vegana. O vídeo é em inglês, mas eu vou listar aqui os ingredientes. Quanto a preparação, é fácil seguir pelas imagens e você ainda pratica um pouco de sua habilidade em língua estrangeira.
Tomate com lentilha:
4 tomates grandes
1 xícara de lentilhas secas
2 Duas folhas de louro
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de suco de limão
1 dente de alho
1 pitada de pimentão vermelho amassado
1 pitada de sal
1 talo de aipo
1 cebola picada
2 xícaras de água para a lentilha
Nenhum comentário:
Postar um comentário