6 de mar. de 2022

Documentário Cow (Vaca) retrata a triste vida de uma vaca leiteira

Exibido em Cannes, o documentário Cow tem levado o público às lágrimas ao mostrar a vida sofrida de uma vaca leiteira em uma fazenda na Inglaterra.

Segundo o artigo em Choose Veg, Cow (“Vaca”) é o primeiro longa-documentário da cineasta Andrea Arnold, que já ganhou um oscar. Junto com a cinematógrafa polonesa Magda Kowalczyk, ela usou cameras portáteis para ganhar uma perspectiva real dos sujeitos retratados no filme. O espectador acompanha a experiência do ponto de vista da mãe-vaca à medida que seu corpo deteriora ao longo de anos de exploração.

O filme começa com Luma dando à luz a sua filha, que é rapidamente retirada dela por funcionários da fazenda enquanto ela chora em desespero. Essa situação é vista em duas ocasiões. Essa é a realidade cruel da vida das mães-vacas,

Ao longo de 94 minutos, o documentário captura não apenas a dor de perder os filhos,  mas a rotina monótona de Luma. Ela é ordenhada em galpões escuros e é inseminada artificialmente. Ela dá à luz e um novo ciclo se inicia.

Segundo relatos, membros da audiência choram ao se dar conta da crueldade da vida das vacas nessas fazendas. Tudo isso para se obter um produto dispensável contra o qual muita gente tem intolerância.

 

O filme estreou no Reino Unido dia 14 de janeiro e está disponível para streaming no Mubi  desde meados de fevereiro.

 

Para acabar com essa realidade cruel, existe uma ação simples que se, praticada por todos, salvaria muitas Lumas de virem ao mundo para sofrer: veganizar-se.

TRAILER: 

https://youtu.be/tA23-RzhkzY

Nenhum comentário: