Via Fórum Animal: Em janeiro de 2019, foram divulgadas fotos de uma fazenda alugada por chineses (exportadores de pele e carne asinina) em Canudos, sertão da Bahia, para onde haviam sido levados 1.000 jumentos, dos quais cerca de 200 morreram por inanição e doenças, totalmente desassistidos, inclusive sem água e comida. Os mortos foram colocados numa vala, enquanto muitos outros sofriam de fome e sede.
A denúncia inicial havia sido feita pelo dono da propriedade, que não recebeu o valor do aluguel acordado. Apesar do abate ter sido provisoriamente proibido desde novembro do ano passado por uma liminar (em resposta à Ação Civil Pública movida pela ONG Bicho Feliz, Fórum Animal, REMCA e SOS Animais de Rua - membros da Frente Nacional de Defesa de Jumentos, contra a União e o Estado da Bahia), animais continuaram a ser levados a fazenda. A Secretária de Meio Ambiente de Euclides da Cunha e médico veterinário fizeram laudo apontando a crueldade a que estavam submetidos os animais destinados a abatedouros em Amargosa e Itapetinga, e duas pessoas responsáveis pelo confinamento ilegal dos animais foram multados.
A prefeitura de Euclides da Cunha encaminhou alimentos aos animais, e Dra. Gislane Brandão (da Frente Nacional de Defesa dos Jumentos - FNDJ), imediatamente entrou em contato com o promotor local, Dr. Tiago Ávila que, após colher e analisar provas, informou que todos os órgãos competentes estavam dispostos a ajudar a FNDJ. Dra. Chiara Albano, veterinária, professora e pesquisadora da Universidade Federal da Bahia, forneceu apoio técnico.
No dia 06 de fevereiro, a bióloga Patricia Tatemoto, membro da FNDJ, reuniu-se em Euclides da Cunha com a Promotoria e representantes da prefeitura, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA e do IBAMA. Nessa ocasião, em Auto de Infração em Campo – AIC no. 0151/2019 o INEMA através de técnico credenciado, aplicou à Fazenda Santa Izabel a penalidade de Apreensão: Ficam apreendidos 800 jumentos os quais estavam sendo criados sem licença ambiental e em situação de maus-tratos.
Como fiel depositário, ficou estabelecido o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, que junto com a Frente Nacional de Defesa de Jumentos, a Força-Tarefa Nacional pelos Jumentos (FTNJ), e a ONG britânica Donkey Sanctuary continuarão sua parceria, para tratamento e acolhimento desses animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário