20 de out. de 2009

Diretor promote doar lucros de filme para cidade japonesa que caça golfinhos

Poster de The Cove

O diretor de um documentário filmado secretamente que mostra a caça anual de golfinhos em uma cidade japonesa disse nesta terça-feira que ele vai doar o lucro das exibições do filme no Japão para a cidade – mas somente se a cidade por um fim à caça.

Louie Psihoyos, que enfrenta acusações de invasão ao fazer "The Cove", chegou ao Festival de Cinema Internacional de Tóquio e disse que estava preparado para enfrentar as conseqüências da criação do documentário.

A polícia questionou repetidamente cenas importantes feitas com câmera escondidas, que mostra os pescadores fazendo barulho para atrair os golfinhos para uma enseada escondida, onde eles os matam com lanças.

O documentário desencadeou um furor internacional entre ambientalistas, e a pequena cidade costeira de Taiji disse que parou de matar golfinhos. A caça anual trazia cerca de 2.000 golfinhos por ano.

"The Cove" foi incluido no programa do festival na última hora e estreiará no Japão quarta-feira.

"Se conseguirmos que o filme chegue até o povo japonês, eu acho que será uma grande vitória para o povo Japonês", Psihoyos disse à Associated Press.

"Acho que vai ser uma enorme vitória para os golfinhos. Esses são os meus verdadeiros clientes."

Mas ele disse que não iria visitar Taiji para evitar problemas com a polícia local.

"Eu não quero provocá-los ainda mais. Eu fiz um filme, e acho que fiz um grande filme", ele disse.

Psihoyos disse que espera que os pescadores irão utilizar os lucros do filme no Japão para observação de baleias e outras atividades comerciais, em vez de matar golfinhos por sua carne e capturá-los para aquários.

"Todo o dinheiro que for gerado fora do Japão, se pararem de caçar golfinhos, irá para Taiji.”

Psihoyos disse que espera assinar um contrato com um distribuidor japonês para exibições do filme no país.

O governo japonês defende a matança de golfinhos e baleias como parte de uma tradição regional. Os organizadores do festival expressaram publicamente sua preocupação com a inclusão do filme.

Até agora, a atenção da mídia japonêsa para "The Cove" tem sido discreta. A maioria dos japoneses nunca comem carne de golfinho e não estão familiarizados com as caças.

"Quando os japoneses verem este filme ... eu acho que eles vão dar um fim ao que acontece na enseada", Psihoyos disse.

Fonte: The Canadian Press



Compartilhe essa postagem

Um comentário:

Paula RB. disse...

creio que o maior mote do filme seja a sensibilização de condutas e que venha a ser grande sucesso de bilheteria não apenas para aqueles que respeitam a vida de outros seres como sagrada, mas que todos sintam-se tocados.