14 de abr. de 2009

Universidades inglesas têm que tornar pública informação sobre testes com primatas

Usando o Freedom of Information Act, uma lei que visa tornar pública informações oficiais de interesse público, a British Union for the Abolition of Vivisection (BUAV) ganhou aprovação do Information Commissioner's Office de seu pedido para que várias universidades britânicas tornem públicas informações sobre pesquisas com primatas.

As universidades haviam resistido ao pedido alegando que a informação as tornaria alvo de extremistas mas o Information Commissioners Officer discordou e disse que ataques violentos esporádicos acontecem independente do caráter público da informação.

A diretora da BUAV, Michelle Thew, disse: “Essa é uma decisão histórica. Pesquisadores animais dizem que querem ser mais abertos sobre seu trabalho. Porém, quando se deparam com solicitações de informação, eles fazem tudo o que podem para resistir. O risco de segurança pessoal, embora real em casos isolados no passado, é extremamente exagerado e sempre usado como uma cortina de fumaça quando os pesquisadores não querem dizer ao público o que eles fazem.”

Compartilhe essa postagem

Nenhum comentário: