31 de dez. de 2008

Organização científica pede fim dos subsídios à agricultura animal e pesca na Europa

Uma organização interdisciplinar chamada Nutrition Ecology International Center (NEIC), cujo objetivo e investigar o impacto do consumo e produção de comida no meio ambiente, na saúde, sociedade e economia, considera de absoluta importância que as sociedades em desenvolvimento mudem seus hábitos alimentares para diminuir sua pegada ecológica. Segundo a NEIC, a fome, desflorestamento, poluição, doenças degenerativas, exploração e morte de animais em fazendas de produção são consequências de nossas escolhas nutricionais feitas no dia a dia.

A principal ação da organizão é pleitear junto à União Européia o fim dos subsídios à agricultura animal e indústria pesqueira. Para tanto a organização criou uma petição na qual ela afirma que a dieta baseada nos produtos dessas indústrias aumenta as 'doenças da afluência' tais como tumores e problemas cardiovasculares. Além disso elas causam a escassez de recursos e desnutriçao no Terceiro Mundo, destruição de florestas tropicais para abrir espaço para pastagem e cultivo de soja para alimentar animais e um impacto enorme no meio ambiente causado pelo consumo de energia, água, produtos químicos e farmacêuticos e poluição de recursos hídricos e no solo.

Entre os membros da comissão formada pela NEIC estão Margherita Hack, astrofísica baseada na Itália, Jens Holm, membro do Parlamento Europeu pela Suécia, Julia "Butterfly" Hill, ambientalista americana e Dr. Mario Tozzi, geologista italiano. "Os animais são criados em condições tão artificiais que eles sempre se encontram doentes, sua carne contem toxinas e a produção excessiva facilita o abuso desse tipo de comida. Do ponto de vista da ética, é doloroso considerar o sofrimento a que esses animais são sujeitos, verdadeiras máquinas de carne. Eles são criados para reproduzir e engordar rápido, em condições de superpopulação, simplesmente para atender à gula do animal homem, que acredita ser o mestre de outras espécies, sendo que é possível viver sem nenhum tipo de carne, como eu o tenho feito, já que sou vegetariana desde o berço", disse Margherita Hack.

Para acessar a petição da NEIC, visite http://www.nutritionecology.org.

Compartilhe essa postagem

Nenhum comentário: