26 de mai. de 2008

Enquanto isso na granja de ovos...



Um investigador inglês descreve o que ele testemunhou em uma granja de ovos.


"Quando você entra vindo do ar puro, o cheiro te arrebata. É um cheiro muito denso, cheiro de animal misturado com amônia e desinfetante.

"Há 15.400 gaiolas com cinco aves em cada gaiola. Os galpões são enormes, você leva mais ou menos dois minutos para andar de um lado para o outro. Não há janelas, não há luz natural.

"As fileiras tem uma altura de cinco gaiolas. As gaiolas são pequenas. A cabeça das galinhas praticamente toca o teto das gaiolas. Os pés das aves vazam pelo chão de arame.

"Se uma ave está no caminho as outras passam por cima. É uma luta por comida se todas querem comer ao mesmo tempo do canteiro de comida na frente da gaiola.

"Tudo é automático; a esteira que recolhe os ovos e o sistema de alimentação. A fábrica de processamento é um conjunto de construções adjacente aos galpões. Eu creio que um sistema de esteiras vai direto até elas. Parece uma operação grande, com vários caminhões estacionados do lado de fora.

"Você percebe o barulho constante. Há tantos pássaros se movendo que o barulho é incessante mesmo quando não há barulhos mecânicos da esteira e os ventiladores começam a rodar. Há muita poeira no ar e penas flutuando.

"As galinhas estão amontoadas em suas gaiolas. Eu vi muita perda de penas e estrago nas asas. O peito de muitas galinhas está completamente despenado.

"As pessoas não tem consciência disso; elas deveriam ver esse filme e tomar a decisão de não ser mais parte disso."

Você pode contribuir para diminuir o sofrimento animal. Adote uma dieta vegana, excluindo qualquer produto animal do seu prato, inclusive leite e ovos. Faz bem para os animais, para a sua saúde e para o planeta, já que a agricultura de plantas tem um impacto menor no meio ambiente do que a agricultura animal, que é responsável por 18% das emissões de gases efeito estufa.

Nenhum comentário: