19 de abr. de 2008

Animais em laboratórios: a face sinistra da ciência

Eu vou inaugurar esse blog falando sobre o uso de animais em laboratório, já que essa semana no mundo inteiro se realiza campanhas de conscientização do sofrimento inútil de milhões de animais. A semana, chamada em inglês World Week for Laboratory Animals (inglês) começou ontem e vai até dia 26 de abril. Estima-se que globalmente 180 milhões de animais são usados em experimentos todo ano, embora essas estatísticas podem esconder animais não incluidos nos números oficiais, tais como pássaros, ratos e camundongos.

Existem várias organizações no mundo que trabalham para criar métodos alternativos a pesquisa animal. No Brasil, eu recomendaria uma visita ao website da Interniche, que faz parte de uma rede mundial de profissionais e estudantes de ciências biomédicas dedicados ao progresso no ensino.

O uso de animais em laboratórios é um dos exemplos mais aberrantes de especismo, quando a vida de um outro ser é vista apenas como um instrumento de interesse de um humano (aquele cientista que quer ganhar dinheiro de bolsa de pesquisa), e não da humanidade, como a ciência gosta de proclamar do alto de sua torre de marfim. A verdade é que não se pode extrapolar os resultados obtidos em organismos não humanos para os humanos. A organização Projeto Esperança Animal tem um texto que oferece um panorama bem claro da situação. Clique aqui para ler.

Agora, o que você pode fazer? O primeiro passo é buscar evitar remédios o máximo que puder. Tente usar a medicina preventiva baseada em ervas homeopáticas e uma alimentação a base de plantas. Assim você pode dar adeus a ganância das grandes farmacêuticas que transformaram o mundo em uma população de hipocondríacos, com enorme prejuízo para a saúde humana e ao custo de bilhões de vidas inocentes.

Você pode também evitar produtos de limpeza e beleza que fazem testes em animais. Aquele perfuminho importado que muita gente gosta e que causa o maior incômodo em elevadores em geral é testado em animais, para dar apenas um exemplo. Leia aqui uma lista de empresas brasileiras que testam em animais a serem boicotadas e outras que não testam. Valorize os esforços daqueles que poupam vidas inocentes. Você também pode agir junto ao Serviço de Atendimento ao Consumidor das empresas cujos produtos você usa. A Arca (Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal) tem uma iniciativa nesse sentido.

Você pode também assinar uma petição criada pelo Grupo pela Abolição do Especismo de Porto Alegre (GAE-PoA) direcionada ao Congresso Nacional. Existe também uma petição para acabar com testes em animais na Europa. Por favor assine-a também.

Assista a esse vídeo do Peta para ter uma idéia do horror dos laboratórios. O video é em inglês, mas as imagens bastam para entender que testar em animais é errado, é arcaico, é barbárico, é especista.




Nenhum comentário: