30 de dez. de 2016

Veganismo no aeroporto


Lobo Repórter está um tanto intermitente esses dias porque estou de férias, viajando pela Europa. Ontem passei por um aeroporto na região de Londres chamado Stanstead. O aeroporto é um inferno de lotado, mas quando estava esperando pelo vôo, notei que as ofertas veganas eram muitas. Um restaurante da rede Leon oferecia várias opções veganas, que eram devidamente identificadas como tal. O Pret A Manger, outra rede conhecida no país, veganizou geral: todos os croissants e outros artigos de padaria eram veganos - nem havia a opção não-vegana! Foi muito bom ver isso. 😼🙂😎


22 de dez. de 2016

Os porcos sabem seu destino quando chegam ao matadouro



Essa matéria é bem interessante, tendo como fonte um neurocientista chamado Lori Marino, que foi uma das testemunhas de defesa de Anita Kranjc, a ativista canadense sendo processada por dar água a porcos a caminho do matadouro.

Marino está a frente de uma organização chamada Kimmela Center for Animal Advocacy. Ele disse que os porcos sentem as emoções de outros porcos através de o que ele chama 'contágio emocional'.

"Os porcos são, no mínimo, tão cognitivamente conscientes como um macaco," ele disse ao comentar um vídeo de um matadouro na Austrália. "Os gritos agudos são pedidos de ajuda."

Essa opinião especialista não me surpreende. Um curto tempo com animais e percebemos sua sensibilidade, suas emoções e desejo de estar bem. A melhor forma de responder a esse saber é tornar-se vegano.

17 de dez. de 2016

Exposição de arte vegana em Sampa

(Press-release) - A proposição Diana Vegana de Luciano Zanette elaborada para o projeto Intervalo Contemporâneo da Fundação Ema Klabin, foi pensada pelo artista a partir da identificação da colecionadora com a figura mitológica de Diana; referida em duas obras do acervo da Fundação, uma delas o retrato de Ema. Na mitologia romana, Diana é um modelo simbólico de mulher forte e independente. Diana Vegana foi pensada a partir destes valores: de uma mulher contemporânea, livre, forte, esclarecida e atuante.

No trabalho temos uma livre contextualização desta figura mitológica com o momento atual. Sendo ela não mais representada de modo arcaico como Diana Caçadora, que se impunha pela violência das armas, no caso o arco e flecha, mas como uma ativista vegana que se coloca com o intelecto, a empatia e a ação direta de conscientização, combatendo a utilização dos animais, tomados como propriedades e mercadorias pelos humanos. Esta Diana contemporânea defende o fim da escravidão animal.

A instalação Diana Vegana busca suscitar reflexões sobre estas e outras questões urgentes ligadas ao veganismo no mundo contemporâneo atreladas ao abolicionismo animal, a não violência, a questões ambientais, sociais, econômicas, políticas, de saúde pública, etc.

16 de dez. de 2016

Ricardo Trípoli recebeu dinheiro do agronegócio

A coluna de Matheus Leitão diz que o deputado federal Ricardo Trípoli (SP), que tem a proteção animal como uma de suas bandeiras, tem na sua lista de doações R$ 100 mil de uma fazenda de gado de corte.

A doação é legal, mas obviamente não é ética por dois motivos: protetor animal tem que ser vegano para ser coerente e, segundo, aceitar dinheiro de operações comerciais quer dizer que você vai usar o seu mandato para defender os interesses de seus patrocinadores. Como um político pode ser imparcial se ele está, literalmente, de rabo preso?


13 de dez. de 2016

Protesto contra Miguel Nicolelis

Miguel Nicolelis, que experimenta em animais não-voluntários para se promover como cientista ao custo de milhões para os cofres públicos, foi alvo de protesto ontem em São Paulo. Em 2014 a revista Technology Review listou o seu EEG Exoskeleton, que apareceu na abertura da Copa, como um dos grandes fracassos do ano. Fracasso ético e fracasso científico. A humanidade avança com a ética, a ciência é apenas um instrumento da ética. Submeter animais a sofrimento, mutilação, terror é produto de mentes perversas. Não caia no engodo de que é por um bem maior. O bem maior é o amor e o respeito.



10 de dez. de 2016

Dia Internacional dos Direitos Animais (DIDA)

Feliz Dia Internacional dos Direitos Animais - que a humanidade desenvolva uma relação de respeito pelos co-terráqueos. Veganismo é a mudança paradigmática, os direitos dos animais na prática.


1 de dez. de 2016

Livro de receitas veganas fáceis agora no Brasil

Cozinhar receitas veganas de maneira simples e gostosa é a grande missão dos amigos norte-americanos Matt Holloway e Michelle Davis. Após terem um blog de sucesso internacional, eles também e dedicaram à criação de um livro de receitas, que chegou agora ao Brasil. (Ler mais +) 😺

Machado de Assis e vegetarianismo



Machado de Assis, o grande escritor brasileiro, tinha simpatia pelos animais e vegetarianismo.

“A arte disfarça a hediondez da matéria. (…) Deus, ao contrário, é vegetariano. Para mim, a questão do paraíso terrestre explica-se clara e singelamente pelo vegetarismo. Deus criou o homem para os vegetais, e os vegetais para o homem. Comei de tudo, disse-lhe, menos do fruto desta árvore. Ora, essa chamada árvore era simplesmente carne.”
(Ler mais +) ➤

30 de nov. de 2016

Cédula de libras contém gordura de porco


Uma notícia provocou indignação entre os veganos ingleses. Veio à tona que a cédula de cinco libras contém - pasmem - banha de porco. Essa foi uma admissão do banco central inglês que chocou muita gente, mesmo quem não é vegano. Afinal, nós sabemos que produtos animais se escondem em produtos inesperados, mas em cédulas de dinheiro realmente vai muito além dos limites.

Esse artigo no Guardian discorre eloquentemente sobre a questão:

"Poucas indústrias são tão dissimuladas como aquela que assassina 22 milhões de animais todos os dias apenas no Reino Unido, e a força motora dessa capacidade de trapaça é a sede de lucro. Assim a forma como o Bank of England tentou emitir sorrateiramente dinheiro contendo produtos animais parece uma metáfora ideal para todo esse negócio sujo."

Michel Temer sanciona PEC 50



Eu não me surpreendo que esse golpista esteja do lado do agronegócio, que é o grande interessado nessa crueldade. Dilma provavelmente teria sancionado. Vamos ver agora o que o STF pretende fazer, já que considerou a vaquejada cruel. O Brasil está nas mãos de gangsteres cruéis, gente da mais baixa laia. (Ler mais +)  



27 de nov. de 2016

Bazar Vegano: notas sobre uma fala pública

Ontem participei do Bazar Vegano aqui em Vitória (ES), que reuniu comerciantes veganos da cidade, além de outros empreendedores que fazem produtos sem crueldade. O evento foi um sucesso e o espaço ficou cheio de gente (e alguns gatinhos que estavam para adoção) durante as horas em que o evento aconteceu. 

Eu fui convidado para conduzir uma fala sobre filosofia e movimento veganos, e a maneira como ela transcorreu me inspirou a escrever um post, ressaltando as reações de algumas pessoas e o feedback instantâneo que a comunicação não-virtual engendra.

É potente e frustrante ao mesmo tempo.

A potência vem da energia gerada do encontro no mundo físico. O que é frustrante é que às vezes o raciocínio é interrompido por falas mal intencionadas e 'ofendidas', cuja origem é o especismo latente de quem ouve.

Mas é bom sair da internet e da bolha de auto-repercussão que ela gera. Como ativista vegano, é bom se deparar com o especismo no mundo real e adquirir experiência em como abordá-lo e neutralizá-lo da forma mais eficaz possível.

A partir da fala de ontem, eu cheguei à algumas conclusões:

  • O veganismo incomoda, mesmo quando ele está sendo descrito fatual- e historicamente. O privilégio especista é rapidamente inflamado.
  • É provável que, ao abrir para uma conversa, surgirão falsas perguntas, que na verdade são trolagens desenhadas para desviar a conversa para caminhos sem saída e inúteis. É só ruído.
  • Algumas pessoas criam situações fictícias e abstratas para ilustrar dificuldades e impossibilidades do veganismo.
  • Alguns vão tentar representar o veganismo como autoritário, como se cada vegano estivesse tentando impor o veganismo por decreto.
  • Falsos dilemas provavelmente serão regurgitados também, como um refluxo verbal.  

Da fala de ontem eu aprendi uma coisa: é preciso bater na tecla que veganismo é abolicionismo animal; ele quer a abolição do conceito do animal como propriedade. O que faz uma pessoa entender o veganismo é quando ela entende esse conceito. Para que isso aconteça é preciso criar um sentimento de identificação com os animais, enfatizar as similaridades entre espécies e o fato empírico que todo ser vivo quer viver, evitar dor e sofrimento. Todo ser vivo tem direito à integridade física e viver de acordo com as regras de sua natureza.

Sigamos e aprimoremos nosso discurso. A palavra bem construída é nosso principal instrumento. Não basta falar pelos animais. É preciso falar bem.







25 de nov. de 2016

Alicia Silverstone fica nua contra a lã

Na década de 90 as top models disseram que preferiam ficar nuas do que vestir peles. Agora a atriz Alicia Silverstone, vegana dedicada à causa animal muito antes de outras celebridades, aparece nua e uma peça publicitária da PETA contra a lã. Alguns podem ver nessa peça algo de sexismo; eu vejo uma celebração de nobreza de espírito. Nudez é uma coisa linda, e quando a mulher não é erotizada pelo patriarcado (como neste caso), eu acho sempre louvável.

21 de nov. de 2016

Bezerros padecem no mar rumo a Israel

O horror do transporte de animais vivos...


A última tragédia aconteceu com animais oriundos de Portugal, sendo levados para morrer no OrienteMédio pelo método halal (degolados, conforme manda o islamismo) ou kosher dos judeus. 

Segundo a ONG israelita Glass Walls, um navio contendo milhares de bezerros ficou no mar durante 26 dias quando a viagem deveria ter levado apenas seis. Segundo relato dos ativistas, os animais desembarcaram no país com sede e fome, e muito sujo de fezes. 

Como se não bastasse a tortura no mar, eles foram carregados em caminhões, amontoados e amedrontados para um período de quarentena até serem assassinados. 

Fica difícil saber quantos morreram durante a viagem, provavelmente pisoteados, aterrorizados, de infecção não tratada.

E sabe quem é responsável por esse horror? Toda pessoa que come carne. O carnista paga para que essa indústria vil explore e torture animais das formas mais sádicas possíveis porque, segundo a lógica capitalista, animais são recursos renováveis. A perda já é fatorada no custo.

Veganismo é o único antídoto para essa doença moral.

20 de nov. de 2016

PL prevê multa para abandono de animais (ES)

Multa de R$ 1 mil para quem abandonar animais domésticos é o que prevê o Projeto de Lei (PL) 221/2015, aprovado nesta quarta-feira (16), na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. 

O PL proíbe o abandono de animais em áreas públicas ou particulares, tais como residências desabitadas, terrenos, fábricas, galpões, estabelecimentos comerciais e espaços congêneres. 

A matéria, de iniciativa do deputado Marcos Bruno (Rede), segue para análise do Executivo.
Se virar lei, aquele que desobedecer a norma mais de uma vez ficará sujeito à multa dobrada - para o caso de pessoas físicas. 

Já para as pessoas jurídicas reincidentes, o valor da multa será aplicado por cabeça de animal abandonado, com possibilidade de cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento.

O autor da matéria defende que a proposta torna mais “forte e legítimo o movimento de adoção de animais abandonados” e evita a procriação descontrolada. “A maioria dos animais abandonados tem capacidade de procriar e essa capacidade provoca agravamento da já dramática explosão populacional de animais urbanos excedentes”, afirma, lembrando que isso gera ônus aos cofres municipais.

O PL, que tramitava em regime de urgência e já havia sido analisado pelas comissões de Justiça, Cidadania e Meio Ambiente, aguardava o parecer da Comissão de Finanças. Após passar pelo crivo do colegiado, o projeto foi aprovado à unanimidade pelo Plenário.



Mulher que atropelou cadela foi indiciada (Vitória/ES)

Caso no Espírito Santo abre precedente , embora a penalidade ainda é muito baixa.

17 de nov. de 2016

Caminhão de galinhas tomba, moradores da região roubam aves feridas

O brasileiro é 'bonzinho', 'caloroso', 'gente boa'... só que não... acontece um acidente em rodovia com veículo de carga e invariavelmente 'os moradores' da região aparecem, não para ajudar, mas para pilhar a carga, mesmo que sejam seres vivos e feridos, como neste caso que aconteceu hoje em SP . Esse é o país onde todo mundo 'acredita em deus' e e odeia político 'corrupto'. 
Eu fico imaginando aqui a dor e o sofrimento dessas aves.

15 de nov. de 2016

Trump: má notícia para os animais

O mundo está chocado com a vitória de Trump para a presidência dos EUA. E para o movimento dos direitos dos animais ele é uma péssima notícia. (Ler mais +)

14 de nov. de 2016

Franceses chocados com o que se passa em matadouros



Ser vegano é se deparar constantemente com a esquizofrenia moral das pessoas. A França é uma país que consome muita carne e outras torturas como o foie gras. Em relação à outros países da Europa, o veganismo caminha a passos mais lentos naquela terra.

Mas aparentemente os franceses não 'tem idéia' do que se passa em matadouros.

Eu tenho: violência, horror e morte. Essa é a regra, não a exceção. Por isso eu sou vegano.

Eu me refiro a um vídeo que recentemente chocou aquele país. Um funcionário de um matadouro, cansado de ver fetos de bezerros sendo arrancados das mães sendo abatidas e jogados em latas de lixo, resolveu filmar o que via no matadouro em Limoges na parte central do país. O vídeo foi então publicado pelo grupo L214 e viralizou.

É realmente um horror, uma degeneração total, uma falta de respeito com a vida que faz a gente pensar como a humanidade chegou a esse nível tão sórdido de crueldade. Mas, repito, essa é a rotina de um matadouro e não a exceção. Enquanto enxergarmos os animais como propriedades humanas cujos corpos são mercadorias a serem usadas, isso vai continuar acontecendo.

Ao que parece, o vídeo se tornou notícia de capas de jornais. O interessante é que a iniciativa partiu de um funcionário legítimo do matadouro e não de um ativista infiltrado.

A tática do choque funciona para muita gente. Funcionou para mim. Espero que esse vídeo tenha adicionado alguns veganos a mais à população francesa.

Assista o vídeo (AVISO: Contem imagens fortes e perturbadoras)


7 de nov. de 2016

Vitória: Justiça suspende venda de animais no Mercado Central (BH)



Depois de muita batalha, parece que os ativistas mineiros estão finalmente conseguindo por um fim ao show de horrores que é a exposição de animais vivos no Mercado Central de Belo Horizonte. (Ler mais +)

Liminar concedida ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) proíbe a entrada de novos animais e determina a retirada planejada dos bichos existentes no local

6 de nov. de 2016

STF vai julgar sacrifício religioso de animais

Será que finalmente vamos pôr um fim a esse reacionarismo cultural?


"Na semana passada, o ministro Marco Aurélio Mello liberou para decisão do plenário um processo que discute o sacrifício de animais em rituais religiosos de origem africana. Caberá agora à presidente da Corte, Cármen Lúcia, marcar uma data para o julgamento, ainda sem previsão para ocorrer.
Na ação, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) busca derrubar trecho de uma lei gaúcha que livra de punição por maus tratos a animais cultos e liturgias das religiões de matriz africana que praticam sacrifícios, como o candomblé." (Ler mais +)

2 de nov. de 2016

Cola no muro do Instituto D'Or mata animais (RJ

Descaso, irresponsabilidade e, provavelmente, impunidade. Que ausência total de sensibilidade!



"Cerca de 30 animais morreram ou estão em situação grave após pousarem no muro do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino em Botafogo, na Zona Sul do Rio, que estava tomado por uma supercola. Pombos, canários, pardais e pequenos répteis ficaram presos no local e, sem ter como sair, acabaram morrendo. Voluntários da ONG SOS Aves e Cia resgataram alguns dos bichos que foram levados para um abrigo em Saquarema, na Região dos Lagos. (Ler mais +)

Discurso da senadora Gleisi Hoffman contra a vaquejada

30 de out. de 2016

60 por cento dos animais selvagem desaparecem

O mundo está caminhando para uma situação onde os únicos animais que restarão serão exatamente aqueles explorados pelos seus corpos. 

Uma estatística alarmante levantada pela WWF mostra que a atividade humana está levando a uma extinção em massa de animais selvagens, que eu costumo chamar de animais livres. Ao que parece, a liberdade é inimiga do domínio humano, que rouba o espaço necessário para que esses animais possam viver suas vidas em paz.

Os dados são do Living Planet Report, que foi feito público na última quinta. Desflorestamento (causado em grande parte pela pecuária), poluição, pesca e tráfico de animais silvestres são apontados como fatores que estão empurrando as espécies para a berlinda.

Segundo a WWF, perda de habitat,consumo excessivo, espécies invasivas e doença contribuem para esse quadro crítico.

"Pela primeira vez desde a morte dos dinossauros 65 milhões de anos atrás nós estamos diante de uma extinção massiva de animais selvagens," disse Mike Barrett, diretor de ciência e política da filial britânica da WWF.

O que você pode fazer para ajudar a conter essa tendência? Tornar-se vegano. É simples assim. O veganismo é o dieta da ecologia, do respeito pelo planeta e pelos seus habitantes, humanos ou não.

28 de out. de 2016

Lista de senadores que apoiam a crueldade contra animais


"Conheça os tais senadores, autores da PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO nº 50, de 2016 - um retrocesso aos direitos animais em nosso país:

Senador Otto Alencar, Senadora Ana Amélia, Senador Antonio Carlos Valadares, Senador Armando Monteiro, Senador Benedito de Lira, Senador Cidinho Santos, Senador Davi Alcolumbre, Senador Elmano Férrer, Senador Fernando Bezerra Coelho, Senador Flexa Ribeiro, Senador Garibaldi Alves Filho, Senador Ivo Cassol, Senador Jorge Viana, Senador José Agripino, Senador José Maranhão, Senador José Medeiros, Senador Lindbergh Farias, Senadora Lídice da Mata, Senador Magno Malta, Senador Pastor Valadares, Senador Paulo Rocha, Senador Pedro Chaves, Senador Raimundo Lira, Senador Randolfe Rodrigues, Senador Roberto Muniz, Senador Telmário Mota, Senador Valdir Raupp, Senadora Vanessa Grazziotin"


26 de out. de 2016

CFMV se posiciona contra vaquejadas



O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) manifesta seu posicionamento contrário às práticas realizadas para entretenimento que resultem em sofrimento aos animais.
De acordo com a Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal (Cebea/CFMV), o termo sofrimento se refere a questões físicas tais como ferimentos, contusões ou fraturas, e a questões psicológicas, como imposição de situações que gerem medo, angústia ou pavor, entre outros sentimentos negativos.
O posicionamento contrário às vaquejadas foi apresentado nesta terça-feira (25/10), em audiência na Câmara dos Deputados pela médica veterinária e presidente da Cebea/CFMV, Carla Molento. (Ler mais +)

22 de out. de 2016

#vaquejadanuncamais

Os torturadores de bovinos que não querem aceitar o que o Brasil já decidiu rumam a Brasília para fazer seu protesto patético, e ainda levando animais nesse calor em uma viagem de 500km. Isso simplesmente demonstra que eles não se importam mesmo com os animais.


17 de out. de 2016

Reunião dos apoiadores de Freixo da causa animal (RJ)


O comitê do Marcelo Freixo no Rio de Janeiro convida os ativistas, protetores, pesquisadores e simpatizantes da causa animal a comparecer a uma reunião coletiva, "para unirmos forças e debatermos a respeito da defesa e proteção animal, apresentando propostas ao candidato Marcelo Freixo para possíveis soluções na melhora e na resolução de problemas que afligem aos que amam e também àqueles que são nossos melhores companheiros: os animais!"

As propostas que já estão estabelecidas você encontra aqui.

12 de out. de 2016

Lançamento PONTO DE FUGA em São Paulo

Se você está em São Paulo, apareça no lançamento do meu livro de contos Ponto de Fuga que acontece neste sábado, 15.10 entre 13h e 17h no Túnel do Tempo. O bar/brechó vai ter um cardápio indiano vegano no dia e eu estarei vendendo e autografando cópias do livro. Chega mais!

11 de out. de 2016

Não adianta, antropologia não disfarça crueldade




A verdadeira VAQUEJADA

Tem coisa pior do que texto que tenta se travestir de antropologia para defender crueldade contra animais? Eu já vi esse filme com a farra do boi, com tourada, sacrifício religioso e com outras esquizofrenias coletivas que surgiram em outros tempos e que, por uma anomalia da história, sobrevivem até o presente. 

O que acontece com esses absolutistas culturais? Eles consideram a experiência humana como algo imutável? Ou eles simplesmente tentam disfarçar seu conservadorismo e defesa de interesses econômicos com um texto acadêmico? 

Esse é o caso deste texto insosso que acusa o STF de ter tomado uma decisão ideológica contra a vaquejada? Curiosamente, a argumentação do autor é altamente ideológica, coisa que ele não percebe porque está cego por sua própria ideologia. 

Por favor, deixe um comentário rechaçando o texto desse autor equivocado e anti-animais.

6 de out. de 2016

Restaurante se torna vegano, vendas dobram

Mother of  Pearl


Ravi DeRossi, o dono de uma rede novaiorquina de restaurantes transformou parte de seus 15 restaurantes Mother of Pearl em locais veganos.

As vendas dobraram e agora ele pretende transformar todo o seu negócio em um restaurante vegano.

Apesar do lucro, é a ética que está pesando mais para ele. 'Estou mais preocupado com a minha consciência e viver com o peso de causar sofrimento aos animais,' DeRossi disse a revista Vice.

Sinal dos tempos :)


Ravi DeRossi

STF: vaquejada é inconstitucional

Uma decisão do STF deu um golpe em uma tentativa no Ceará de regulamentar essa tortura de animais. A vaqueja consiste em uma tortura de um boi durante a qual dois vaqueiros montados a cavalo tentam derrubar o animal pela cauda.

Por 6 votos a 5, os ministros consideraram que a atividade impõe sofrimento aos animais e, portanto, fere princípios constitucionais de preservação do meio ambiente. E a lei vai ter um efeito em todo o país, tornando a organização de eventos dessa natureza passíveis de punição jurídica.

Os ministros do STF que votaram pelo fim desta crueldade foram o relator da ação, Marco Aurélio, e os ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Celso de Mello, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski. Votaram a favor da prática votaram Edson Fachin, Gilmar Mendes, Teori Zavascki, Luiz Fux e Dias Toffoli. Pouca surpresa nesta votação, obviamente.


4 de out. de 2016

Competição de desenhos Animal Não É Comida

Amei os desenhos da competição ANIMAL NÃO É COMIDA, feita pela ONG Olhar Animal. Saiba mais aqui





30 de set. de 2016

SVB divulga lista de candidatos compromissados com o vegetarianismo

Marcelo Freixo, candidato a prefeito pelo
PSOL, Rio de Janeiro

Assim como foi feito em 2014 com os candidatos a deputado, governador e presidente, a SVB convidou todos os candidatos aos cargos de vereador e prefeito por todo o Brasil a demonstrar de comprometimento com a causa vegetariana por meio da assinatura da carta-compromisso "Promovendo o vegetarianismo como uma alimentação ética, saudável e sustentável". (Leia a carta AQUI)

Na campanha eleitoral de 2016, 65 candidatos foram signatários sendo 9 candidatos a prefeito e 56 a vereador divididos entre as mais diversas cidades.

Candidatos a prefeito

Daniel Coelho Prefeito PSDB 45 Recife PE
Edilson Silva Prefeito PSOL 50 Recife PE
Simone Fontana Prefeito PSTU 16 Recife PE
Xênia Mello Prefeito PSOL 50 Curitiba PR
Marcelo Freixo Prefeito PSOL 50 Rio de Janeiro RJ
Dr. Armênio Prefeito PTB 14 Campos do Jordão SP
Izaias Santana Prefeito PSDB 45 Jacareí SP
Ricardo Young Prefeito REDE 18 São Paulo SP
Professor Casagrande Prefeito PSOL 50 Tremembé SP


Candidatos a vereador

Gislane Brandão Vereador PSOL 50333 Salvador BA
Patruska Barreiro Vereador SD 77005 Salvador BA
Stefano Ferrara Vereador PPS 23888 Belo Horizonte MG
Albanise Pires Vereador PSOL 50000 Recife PE
Fernando Holanda Vereador REDE 18123 Recife PE
Isabella de Roldão Vereador PDT 12345 Recife PE
Ivan Moraes Filho Vereador PSOL 50100 Recife PE
Jailson Vereador PSOL 50012 Recife PE
Jair Pedro Vereador PSTU 16616 Recife PE
Jayme Asfora Vereador PMDB 15123 Recife PE
Leonardo Cisneiros Vereador PSOL 50007 Recife PE
Paulo Pacifico Vereador PPL 54000 Recife PE
Fabiane Rosa Vereador PSDC 27500 Curitiba PR
Jean Sirigate Vereador PEN 51015 Curitiba PR
Marinice Vieira Vereador PEN 51888 Curitiba PR
Mauro Leno Vereador PSOL 50001 Curitiba PR
Professor Ivalino Vereador DEM 25025 Curitiba PR
Professor Manu Vereador PTB 14007 Curitiba PR
Professora Angela Vereador PSOL 50029 Curitiba PR
Professora Fernanda Toscani Vereador PSD 55999 Curitiba PR
Rodrigo Crivellaro Vereador PV 43850 Curitiba PR
Thiago Bagatin Vereador PSOL 50123 Curitiba PR
José Fernando Ibanez Vereador PHS 31001 Curitiba PR
Professor Marcelo Vereador REDE 18400 São José dos Pinhais PR
Daniel Marques Vereador PV 45235 Niteroí RJ
Leonardo Giordano Vereador PC do B 65650 Niteroí RJ
Márcia Kaltner Vereador PV 43013 Niteroí RJ
Marli Moraes Vereador PTdoB 70324 Rio de Janeiro RJ
Professor Marcos Ribeiro Vereador PSOL 50050 Rio de Janeiro RJ
Sueli "Parcão" Vereador PR 22520 Blumenau SC
Maria da Graça Dutra Vereador PMDB 15445 Florianópolis SC
Afrânio Boppre Vereador PSOL 50100 Florianópolis SC
Conceição da Proteção Animal Vereador PR 22100 Americana SP
Carol Stein Vereador PSD 55050 Campinas SP
Rogério Dias Vereador PSDB 45500 Campinas SP
Luiz Rossete Filho Vereador PSDB 45145 Campos do Jordão SP
Alex Parente Vereador PSD 55555 Dois Córregos SP
Guinho Vereador PMDB 15123 Engenheiro Coelho SP
João da Padaria Vereador PV 43444 Engenheiro Coelho SP
Zé Tomada Vereador PSD 55222 Engenheiro Coelho SP
Marião Telão Vereador PDT 12007 Engenheiro Coelho SP
Tonega Vereador PSD 55000 Engenheiro Coelho SP
Cris Gouvêa Vereador PV 43211 São Paulo SP
Daniel Annenberg Vereador PSDB 45444 São Paulo SP
Denis Duck Vereador REDE 18333 São Paulo SP
Gilberto Natalini Vereador PV 43456 São Paulo SP
Halana Amorim Vereador PSDB 44413 São Paulo SP
José Geraldo Vereador PV 43867 São Paulo SP
Madalena Buzzo Vereador REDE 18800 São Paulo SP
Marlene Verdi Vereador PV 43220 São Paulo SP
Reginaldo Tripoli Vereador PV 43666 São Paulo SP
Renata Vieira Vereador REDE 18008 São Paulo SP
Rodrigo Painera Vereador PV 43034 São Paulo SP
Shirley Siolary Vereador PV 43444 São Paulo SP
Tati Oliveira Vereador PV 43655 São Paulo SP
Rosangela Vegana Vereador PSOL 50015 Tremembé SP

29 de set. de 2016

Receita: Inhamelete


Me deparei com essa receita da Marcela Gambaro em Ogros Veganos e achei linda demais 🌼

Como fazer:

  • Ralar o inhame (no ralador grosso), colocar azeite, açafrão, sal e qualquer outro tempero que desejar. O da foto levou orégano e manjericão desidratado. Alecrim e cheiro são ótimas opções.
  • Mexe tudo até virar uma gororoba, depois joga na frigideira e espera ficar bem firme e dourado pra virar (não é necessário por óleo/azeite na frigideira). Importante: use frigideira antiaderente. 



28 de set. de 2016

Primeiro café vegano na Palestina #Sudfeh



Esse é um projeto que eu apoio mesmo estando distante: um café vegano na Palestina. Chamado Sudfeh ('boa sorte'), ele vai funcionar em esquema de cooperativa e sem fins lucrativos.

Toda a renda será doada para projetos de bem-estar animal e estudantes com dificuldades financeiras. Os idealizadores do projeto acrescentam que ele não será apenas o primeiro café vegano em uma universidade palestina, mas o primeiro em todo o mundo árabe.

Para colaborar acesse a página de crowdfunding do Sudfeh que já bateu a meta :)

Eleições locais - Voto Pelos Animais

Essa é para o pessoal de Minas Gerais. Neste link você encontra uma lista de candidatos que estão comprometidos com a causa animal. Eu Voto Pelos Animais e você? Eu não conheço estes candidatos por isso recomendo a quem vai votar nas regiões citadas que pesquise mais sobre eles.

19 de set. de 2016

Receita crudivorista de hummus

Hummus de abobrinha


  • Abobrinha descascada 2 xícaras
  • Cajú 1 xícara (cru molhado na água por 20 minutos )
  • Tahini 1/2 xícara
  • Azeite 1/4 xícara
  • Sumo de limão 4 colheres de sopa 
  • alho (com o broto retirado) - 2 dentes
  • Cominho 1 colher de sopa
  • Sal rosa ou marinho 1.5 colher de chá


Bater tudo no liquidificador até ficar cremoso.
E está pronto para servir com palitos de cenoura, pepino, beterraba

14 de set. de 2016

CCJ aprova criminalização de violência contra cães e gatos

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta terça-feira (13), projeto de lei da Câmara (PLC 39/2015) que criminaliza condutas praticadas contra cães e gatos. O relator, senador Alvaro Dias (PV-PR), apresentou parecer pela aprovação com seis emendas. A proposta será votada, em seguida, no Plenário do Senado.

Segundo destacou Alvaro Dias no parecer, o PLC 39/2015 enquadra criminalmente as condutas de matar, omitir socorro, abandonar, promover lutas e expor a perigo a vida, a saúde ou a integridade física de cães e gatos. Prevê ainda aumento de pena quando o crime for praticado com uso de veneno, fogo, asfixia, mediante reunião de mais de duas pessoas ou ainda quando acarretar a debilidade permanente no animal.  

13 de set. de 2016

Ambrósio recebe alta

Após 49 dias internado em uma clínica particular de Cachoeiro de Itapemirim, o cachorro ‘Carlos Ambrósio’, agredido pela própria tutora, receberá alta nesta quarta-feira (14). Da clínica ele seguirá para seu novo lar, já que foi adotado pelo biomédico Carlos Ambrósio, que doou todos os exames do animal durante o tratamento. (ler mais +)

12 de set. de 2016

Propostas de Marcelo Feixo para os animais não-humanos no Rio de Janeiro

Eu devo confessar, que apesar de não ter nenhuma relação afetiva ou prática com o Rio de Janeiro, eu gosto muito do Marcelo Freixo, apesar de ele ter apoiado Dilma na eleição de 2014, que foi um erro. Mas ele é o único candidato decente no Rio e que tem os animais em seu programa de governo. O texto abaixo foi tirado do seu programa de governo.




  • Transformar o Jardim Zoológico do Rio em um centro público de reabilitação, conservação e pesquisa da fauna nativa;
  • Ampliar a rede de hospitais veterinários públicos, aumentar os centros de esterilização e garantir programas de castração móvel no município;
  • Criar programas de acolhimento de animais resgatados de abandono e maus-tratos e promover campanhas de adoção;
  • Criar um sistema de informações voltado para o combate aos crimes contra os animais;
  • Proibir a eutanásia e o uso de câmaras de gás em animais sadios ou com doenças tratáveis.


Pintinhos são moidos vivos em granjas de ovos



O Huffpost Brasil tem um artigo sobre esse aspecto da indústria de ovos que é triturar vivos os pintinhos machos que não lhes servem. A solução que a indústria está encontrando para apaziguar consumidores culpados é a sexagem in vitro, ou seja, nascem apenas fêmeas que serão explorados como poedeira também em condições atrozes.

Mas eu digo que a única solução definitiva para esse problema é o veganismo. Você não compra o ovo, eles param de moer pintinhos vivos. É fácil de enxergar não? Enquanto houver consumo de partes animais, haverão atrocidades como essa. Essa é uma indústria irreformável, assim como a escravidão era irreformável.

Se você não acredita que a indústria faz isso - e eu repito: essa é a prática padrão - assista o vídeo abaixo se você tem estômago para isso. Mas quem come ovo deveria ter estômago também para encarar essa verdade.


11 de set. de 2016

Vitória: grupo teatral tira animais de cena

Depois de um quinta e sexta feira de horror no palco do SESC de Santos, quando uma companhia de teatro espanhola usou galos vivos como objetos de cena, um outro grupo que planejava usar cobra e peixes desistiu da ideia.

Segundo relatos da imprensa local, a mobilização contra os galos na peça '4', dentro do festival Mirada, influenciou a produção de “O Que Farei Eu Com Esta Espada?”a desistir de cometer o mesmo fiasco. A peça será apresentada amanhã (12) e terça-feira (13), às 19 horas, no mesmo contexto do festival.  A montagem faria uso de um aquário com carpas e um filhote de cobra da espécie Píton.

Por causa dos galos, o Sesc Santos foi autuado pela Secretaria do Meio Ambiente com uma multa de R$ 2 mil, por ferir a Lei da Cidade, que proíbe o uso de animais em espetáculos.

10 de set. de 2016

Mais animais brasileiros levados como carga viva para a Turquia

Eu fiz essa matéria para a ANDA sobre a mudança de protocolo sanitário que permitirá mais animais sendo levados do Brasil para a Turquia, vivos, em navios lotados e perigosos, para serem mortos da forma halal = degolados.

Mais animais brasileiros levados como carga viva para a Turquia

Eu fiz essa matéria para a ANDA sobre a mudança de protolocolo sanitário que permitirá mais animais sendo levados do Brasil para a Turquia, vivos, em navios lotados e perigosos, para serem mortos da forma halal = degolados.

9 de set. de 2016

SP cria delegacia eletrônica para crimes contra animais não-humanos

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou na quarta (7/9/16), uma lei que cria a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA), que vai atender denúncias de maus-tratos e outras ocorrências envolvendo animais. O acesso à DEPA será feito por meio de atalhos nos portais eletrônicos da Polícia Civil e da Polícia Militar de SP. 

Para fazer uma denúncia, o informante deve preencher dados como a data do fato e hora aproximada, endereço, nome ou apelo do responsável pelo crime, classificação do animal, breve relato da denúncia e, se possível, fotos ou vídeos. A novidade foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado.

Fonte: Veja SP

8 de set. de 2016

Jantar beneficente para os #porcosdorodoanel

Repassando essa ação do bem!



Depois de um ano do acidente dos #PorcosDoRodoanel, as Marias continuam a viver lindas e livres no Santuário Terra Dos Bichos. Além das 100 porcas, há mais cerca de 300 animais, todos resgatados de situação de risco e maus-tratos. Para ajudar o Santuário, o restaurante  #BarãoNatural (São Paulo) e seus chefs maravilhosos @biafrancoveg @isabeladelemos e @pedrogabriel farão um jantar mais que especial: buffet de saladas + 2 pratos principais + sobremesa

Compre seu convite agora em loja.svb.org.br Todo o dinheiro será revertido pro santuário. 😉💚

6 de set. de 2016

Carne é produto da violência

Repórter Brasil fez uma matéria em fazendas que fornecem para a Friboi e adivinhem o que eles descobriram? Que as fazendas são violentas com os animais! Não é uma 'surpresa' isso? Mostre esse vídeo para os seus amigos que comem carne. Leia aqui a matéria completa.


4 de set. de 2016

Cão resgatado após nove dias do terremoto na Itália

James Franco é gateiro

O ator James Franco dedicou parte de uma entrevista com a apresentadora vegana (ou talvez não vegana) Ellen DeGeneres sobre sua relaçã vitalícia com gatos. Ao que parece, toda a sua família é gateira e eles levam os gatos para os encontros de parentes. James adotou dois gatos durante a filmagem de um filme recentemente. Ellen preparou um calendário de presente para o ator, com fotos dele na companhia de gatos.

30 de ago. de 2016

Porcos do Rodoanel: um ano depois

Foto: Terra dos Bichos
Já faz um ano que o acidente de caminhão transportando porcos virou história no Brasil quando pela primeira vez os porcos foram reconhecidos como vítimas, e não apenas carga perdida.

Alguns animais morreram, outros foram mortos e 110 deles foram para o Santuário Terra dos Bichos, que precisa de muita ajuda para sustentar esses animais que custam R$500 por mês.

O Globo.com fez uma matéria sobre o santuário, que montou também uma vaquinha virtual para ajudar nas despesas. Colabore!

26 de ago. de 2016

Veganismo na Times Square

Esse vídeo mostra um outdoor na Times Square em Nova Iorque, parte de uma campanha da ONG Be Fair Be Vegan que vai até o dia 04.09 e está em várias partes da cidade. A peça pergunta qual pintinho o consumidor quer para o seu omelete? O animado, o quieto ou o que tem orgulho de si? O letreiro muda e diz: pintos machos são mortos no dia que nascem porque eles não põem ovos. A imagem dos pintos muda para bezerros (em conexão com queijo), depois porcos (em conexão com bacon), galinhas (em conexão com ovos), carneiros (lã) e assim por diante.

25 de ago. de 2016

Moby faz apresentação única em prol da causa

Moby vai fazer apenas um show este ano no contexto do Circle V Festival, que vai acontecer no teatro La Fonda no dia 23 de outubro. O festival é 100 porcento vegano e toda a renda vai para a ONG vegana investigativa Mercy For Animals.


15 de ago. de 2016

Vídeo mostra o treinamento cruel de ursos para vida no circo

O vídeo abaixo mostra como os ursos-bebê são treinados para a vida de escravidão no circo: ou ficam em pé ou morrem enforcados. O choro é livre. AVISO: embora não tenha sangue, o vídeo é doloroso de ver.

#rio2016 - os refugiados não-humanos



Eu entendo que muita gente gosta de assistir esporte pela TV, mas como curtir um evento com tanta ganância, injustiça e violência como parte do processo de sua realização? Além de 150 mil humanos terem sido forçosamento expulsos de casa, os animais sofreram com a invação de seu habitat pela vila olímpica. A BBC tem a matéria completa.


12 de ago. de 2016

Dia Mundial do Elefante: vida selvagem pede socorro

Hoje é Dia Mundial do Elefante, um dia para se criar consciência da ameaça séria de extinção que esses animais, e muitos outros, estão sofrendo. 

Caçadores cruéis e inescrupulosos estão dizimando a vida selvagem, principalmente na África. Em três anos recentes, mais de 100 mil elefantes foram mortos. Apenas 3.900 tigres vivem em habitats e os rinocerontes estão sendo caçados ferozmente. Como os elefantes, por causa do marfim.

Mas hoje a WWF soltou uma boa notícia. Grandes empresas de e-coomerce, onde produtos do tráfico estão sendo ilegalmente comercializados concordaram em adotar uma política uniformizada e global para fechar o cerco neste tipo de comércio. 

Essas empresas incluem a eBay, Etsy, Gumtree, Microsoft, Pinterest, Tencent and Yahoo!


10 de ago. de 2016

Cachorro protagoniza novo filme de Todd Solondz



Todd Solondz é um dos mais interessantes e autênticos diretores de cinema trabalhando nos EUA. Desde a década de 90, ele vem surpreendendo com filmes como Wellcome to the Dollhouse (1996) e Happiness (1998).

Ele traz uma sensibilidade de cinema de arte europeu para o subúrbio americano, o milieu onde ele cresceu em New Jersey.

 Seu novo filme, Wiener Dog, mantem o foco em personagens complicados e desajustados, mas o fio condutor da narrativa é o cão Wiener, que vai mudando de casa e introduzindo à trama os novos personagens.

O filme ainda não estreiou no Brasil mas já um dos que eu antecipo com sede de cinéfilo. Em tempo: Solondz é vegetariano e eu acredito que seu olhar sobre o animal no filme reflete isso.


8 de ago. de 2016

Prefeitura se inspira em Pokemon Go para incentivar adoção de cães (RS)


Pegando carona na febre do Pokémon Go, a Prefeitura Municipal de Esteio, no Rio Grande do Sul, fez um convite às pessoas para participarem de um outro jogo na rua: resgatar cães abandonados.

Chamado de Catioro Go, a idéia foi lançada nas redes sociais da prefeitura antes do jogo ser lançado no Brasil, desafiando as pessoas a fazer uma captura do bem.

As imagens mostram montagens de cães com as personagens virtuais com mensagens de incentivo à adoção.

3 de ago. de 2016

Boi comemora a liberdade




Esse boi, Bandit, havia passado sua vida em um cercado de aço minúsculo, pouco maior que seu próprio corpo. Essa é a realidade de milhões de animais de criação em todo o mundo. Bandit teve sorte.O santuário austríaco Gut Aiderbichl, lar de ovelhas, porcos e cabritos, abriu espaço para ele, onde ele vai poder viver livre de tortura até a hora de uma morte cruel. Nem todos os animais podem ser resgatados, mas nõs podemos acabar com a demanda que cria esta situação nos tornando veganos. Se ninguém compra, eles param de torturar e matar. Seja vegano.

1 de ago. de 2016

Fotógrafa registra o passar do tempo para os cães

Uma fotógrafa chamada Amanda Jones passou 20 anos registrando o passar dos anos para cães. A idade avançada deixa os cães ainda mais adoráveis e ternos - tem como ser mais perfeito do que um cão?







25 de jul. de 2016

Mais pais veganizando seus filhos no Reino Unido

A matéria está em inglês mas se resume a uma coisa: mais pais estão criando crianças veganas e elas estã abraçando a causa.

Debate sobre agrotóxico

24 de jul. de 2016

Gato ama cão e sente muita saudade em sua ausência

Depois de 10 dias sem se ver, Jasper não consegue largar Bow-Z

21 de jul. de 2016

Prefeita de Turim quer veganizar a cidade

Nada como um político com visão para propor projetos realmente transformatórios. A nova prefeita de Turim, Chiara Appendino, incluiu o vegetarianismo e veganismo em seu manifesto de governo, que ainda inclui educação nas escolas sobre bem-estar animal.

Appendino é de um movimento chamado Five Star Movement, um grupo político anti-sistema que tem ganhado espaço em eleições locais na Itália. Ela foi eleita com 55 por cento dos votos.

Turim, a capital do movimento slow food, tem visto o número de restaurantes veganos crescer, com mais de 30 estabelecimentos se dedicando a esse tipo de comida.

Fonte: Independent

20 de jul. de 2016

O urso polar mais triste do mundo

 A que ponto chega a perversidade humana? Esse urso polar está preso dentro do Grandview shopping centre in Guangzhou na China, para que pessoas insensíveis tirem selfies com esse animal infeliz. Veja o vídeo abaixo e contemple a expressão de desolação deste pobre animal que deveria estar em seu habitat natural.

E ele não é único animal. Outros animais estão confinados no que os ativistas apelidaram de "o zoológico mais triste do mundo'. Entre eles estão seis jovens baleias belugas, cinco filhotes de walrus, um lobo e raposas árticas.

Muitos chineses tem pedido que as pessoas não visitem o local, mas infelizmente existem sempre aqueles que insistem em bater no vidro da prisão para chamar sua atenção para uma foto.

AnimalsAsia tem uma petição para pôr um fim a esse sofrimento.



MP recomenda suspensão de abate de jegues

O Ministério Público da Bahia recomendou a suspensão do abate de dois mil jegues em Miguel Calmon na Bahia. Isso não quer dizer proibição mas já sinaliza uma virada a favor desses animais icônicos do nordeste brasileiro.

Segundo o Correio 24 Horas, na segunda feira (18) foram notificados os os frigoríficos Piemonte da Chapada e Regional da Chapada Norte, sob pena de responsabilização civil, administrativa e criminal. Até o final deste ano, estava previsto o abate de 2 mil jegues no município.

Eles foram dados 48 horas após a notificação para comprovar o “o encaminhamento dos animais para pastagem, com disponibilização de água, alimento, tratamento e abrigo adequados”.

A recomendação foi expedida pelo promotor de Justiça Pablo Antônio Cordeiro de Almeida, que recomendou ainda que os frigoríficos apresentem guias de trânsito dos animais e os exames sanitários relativos aos jegues custodiados nas dependências do frigorífico ou do fazendeiro fornecedor.

18 de jul. de 2016

MP abre inquérito para achar culpados pela morte de Juma

Os organizadores da petição pedindo a abertura de um inquérito contra os responsáveis pela morte da onça Juma publicaram uma atualização dizendo que conseguiram um avanço da campanha, com o Ministério Público Militar abrindo um inquérito civil para apurar as circunstâncias da morte do animal, além de determinar quem são os responsáveis. A Procuradoria Militar está realizando diligências e ouvindo os envolvidos nesta tragédia.

"Dois tenentes que participaram das buscas para a captura da Juma no dia em que ela foi executada já foram ouvidos. A Procuradoria Militar também exigiu que o Comando Militar da Amazônia faça um relatório detalhando todas as etapas referentes à participação da onça no evento, além de outras medidas para esclarecer o que aconteceu e responsabilizar os culpados," escreveu Liana Menezes, que organiza a petição no Change.

Como relatado pela mídia, o Exército foi multado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas em R$ 40 mil, pela exposição irregular da onça Juma durante a cerimônia da tocha olímpica.

Vamos esperar que os responsáveis agora paguem pelo assassinato de Juma.

15 de jul. de 2016

Leonardo DiCaprio faz mega doação para causa animal


(Via ANDA): A Fundação Leonardo DiCaprio (LDF) anunciou a decisão histórica de conceder um total de 15,6 milhões de dólares em subsídios em prol do bem-estar animal e para causas ambientais.

As bolsas serão divididas entre os vários tipos de organizações, incluindo aquelas envolvidas na conservação da vida selvagem e de habitats, na conservação de oceanos, na proteção dos direitos indígenas, em soluções inovadoras e de tecnologia e na mudança climática.

13 de jul. de 2016

Entrevista a TV Vitória

Semana passada eu participei de uma entrevista na TV Vitória como parte de uma campanha da emissora para arrecadar doações para os animais em cinco abrigos escolhidos para a campanha, incluindo o Espaço Esperança, que é onde eu voluntario. Assista aqui.

PETA faz protesto contra armas nos Estados Unidos

Armas e caça - inimigos fatais dos animais!

O orangotango de Bornéo 'criticamente ameaçado'

Desflorestamento por causa de óleo de palmeira. Essa é a principal causa da redução de habitat que está levando o orangotango de Bornéo (Pongo pygmaeus) à extinção.

Ele agora foi listado pela International Union for Conservation of Nature (IUCN) como criticamente ameaçado, o que significa que ele corre um risco altíssimo de ser extinto na natureza.

Tudo isso para que as pessoas possam comprar produtos inúteis com esse ingrediente manchado de sangue nele.

12 de jul. de 2016

Paolla Oliveira adota cão e divulga a causa

A atriz Paolla Oliveira adotou mais um cão e celebrou o novo membro da família com uma postagem em sua rede social.

“O dia começa assim, com o mais novo integrante da casa, o Choop. Adotado depois de ser abandonado duas vezes…”, ela escreveu junto a uma foto com o cão.

"Quem quiser um animal doméstico adote, não compre. Tantas dessas fofuras são abandonadas por aí ou estão em abrigos superlotados… Você vai receber carinho em dobro. #ADOTE #animaisdeestimação #naocompreadote #animaisabandonados”, ela acrescentou.

(Via ANDA)