Duas ONGs de proteção animal, Canto da Terra e Instituto Thaís Viotto, moveram uma ação judicial contra a TV Globo devido à exibição da série documental "Vida de Rodeio".
Principais alegações das ONGs:
- O documentário fez apologia à violência contra animais. Omitiu as violências e maus-tratos sofridos por animais em rodeios e vaquejadas.
- Apresentou os eventos sem contraponto ou questionamento sobre o impacto nos animais. A omissão de dados veterinários, evidências científicas e decisões judiciais compromete o direito da sociedade à informação adequada e banaliza a violência, especialmente para crianças e adolescentes.
- Detalhes do processo: As ONGs enviaram um telegrama pedindo mudanças no documentário, mas afirmam ter sido ignoradas. A ação anexa imagens de eventos similares registradas pelas próprias ONGs para sustentar as acusações. Alegam que a exibição representa um retrocesso na luta pela dignidade dos animais.
- O processo tramita na 20ª Vara Cível de São Paulo, sob a juíza Elaine Faria Evaristo.
- Situação atual: A Globo foi notificada em 22/1 e tem 10 dias para apresentar defesa. A emissora não se manifestou até a publicação da notícia.
- Período de exibição: A série foi ao ar entre outubro e dezembro do ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário