28 de ago. de 2023

Adeus vira-lata, bem vindo caramelo. Porque semântica importa...

Foto:
SOS PELUDINHOS



De pouco a pouco, uma expressão simpática, que é também nome de doce, começou a ser usada para descrever uma das personagens mais conhecidas do Brasil: o cachorro caramelo. Caramelo é o novo termo para o vira-lata, que, pela minha observação anedótica, é um termo que aos poucos cai em desuso - e que assim seja. 

Vira-lata soa como um eco de uma outra era, a era do dramaturgo Nelson Rodrigues, que cunhou a famosa expressão 'complexo de vira-lata' para descrever o complexo de inferioridade do brasileiro. A expressão é boa, mas mantem o nosso vira-lata, agora caramelo, como um referente negativo do estado de não ter raça, o que é fato mas é também uma vantagem genética e deveríamos ter orgulho disso, até porque o conceito de raça é uma construção cultural carregada de preconceitos e ideias equivocadas. 

Eu não nego que o termo vira-lata é simpático mas ele também alude a uma triste situação dos animais de rua que precisam comer lixo para sobreviver. Esse desespero não pode ser eufemizado por uma expressão simpática. Não há nada pior que a fome. Ninguém deveria ter que virar lata para comer, nem cachorro nem ser humano. 

 A linguagem é um instrumento de mudança e também reflexo de mudanças. Eu como observador assíduo dos movimentos lexicais do mundo, noto que a substituição gradual do vira-lata pelo caramelo não partiu dessa perspectiva de reparação de uma violência semântica. Aconteceu e continua acontecendo de forma mais orgânica. Ao que parece, o termo caramelo foi soando melhor aos ouvidos de uma sociedade que nos últimos anos abraçou o caramelo e criou uma relação muito mais compassiva, amorosa e grata aos cães mais doces e belos que a espécie canina já produziu, belos por sua absoluta falta de padronização visual e pela sua inteligência emocional. 

A expressão vira-lata já não condiz com o caramelo que tem pai, mãe e avó, que é estrela de incontáveis memes, vídeos e até já subiu a rampa presidencial. O caramelo é o termo para uma nova era que se inaugura em que o caramelo, antigo vira-lata, graduou de uma figura simpática mas inferiorizada no imaginário popular, para um ícone que representa as melhores virtudes a que um ser humano pode aspirar. Caramelo é o vira-lata vencedor, e é no pódio que o queremos e o manteremos. 

Seja bem-vindo caramelo, você conquistou e merece este título.

Nenhum comentário: