10 de abr. de 2023

Lolita, a liberdade que você tanto anseia, te aguarda

Uma das notícias que têm me chamado atenção é o caso de Lolita, que foi raptada das águas do pacífico em 1970 para ser escrava de um parque aquático Miami Seaquarium.

Orcas vivem em grupos de até 50 pessoas, no caso de Lolita o seu grupo chama L. Os ativistas envolvidos com a devolução de Lolita ao seu habitat natural esperam que ela possa viver muitos anos ainda e reencontrar sua família. Acredita-se que sua mãe, chamada Ocean Sun, ainda esteja viva.

"Ela foi tirada do oceano com quatro anos, quando estava aprendendo a caçar. Ela conhece a canção da sua família," disse Raynell Morris, um líder da Tribo Lummi em Washington  que é um dos diretores da organização Amigos de Toki (nome nativo de Lolita) que se dedica a negociar sua libertação.

O processo de soltura deve levar no mínimo 18 meses. Lolita será levada de avião e inicialmente posta em um santuário de baleias onde será monitorada 24 horas por dia.

Quando eu li que as famílias das baleias tem a sua própria canção eu chorei. Que coisa mais linda. Como o ser humana, do alto da sua insignificância planetária, pode ser dar o direito de privar um ser magnífico como esse de sua liberdade por aquilo que o pai de todos os males do mundo, o culto ao dinheiro? É uma estória muito triste, muito revoltante mas cujo desfecho tardio nos dá uma certa esperança de que outros animais não passem pelo que Lolita passou.


Nenhum comentário: