5 de jun. de 2022

A tragédia banalizada da exploração animal

Junto com o grande esquemão de corrupção do sertanojo universitário, que pega dinheiro de prefeituras miseráveis com cachês milionários (quem ganha 1.2 milhão por show?), o Brasil e palco de eventos comerciais financiados com dinheiro público para promover a cultura agro-fascista. Como parte dessa cultura nefasta, a exploração animal acontece em sua expressão mais cruel. Veja a notícia abaixo e o jogo de empurra-empurra sobre a responsabilidade da tragédia. Ninguém será punido - uma vida se perdeu e o agro consegue fazer o que faz melhor: matar.
---

Um boi morreu após ser atropelado por um ônibus e por um carro na noite de quinta-feira (2) na BR-101 (Rodovia Rio-Santos), em Angra dos Reis (RJ). 

O animal fugiu de uma arena de rodeio montada no bairro Parque Mambucaba. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, ninguém ficou ferido. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o boi tenta passar por cima da grade de proteção da arena. Percebendo que o animal estava agitado, uma pessoa retira a estrutura para que ele saia. No vídeo, é possível ouvir gritos de pessoas que estavam na arena. Logo depois, o boi foi visto correndo pelas ruas do bairro sentido Rio-Santos. 

Alguns moradores tentam fazer com que ele pare, mas não conseguem. De acordo com a PRF, após o acidente, os organizadores do rodeio ficaram responsáveis pela retirada do animal da rodovia. Em nota, a comissão organizadora da ExpoMambucaba pediu desculpas pelos transtornos causados e informou que o rodeio não estava sendo realizado. Explicou que três bois escaparam no momento do desembarque deles, sendo que dois foram resgatados e o outro morreu. A organização afirmou ainda que nenhum participante da festa ficou ferido, e que “tudo foi resolvido da melhor maneira possível”. 

Também em nota, a Viação Senhor do Bonfim, responsável pelo ônibus que atropelou o animal, informou que nenhum ocupante do coletivo ficou ferido. O ônibus, que fazia a linha T20 (Parque Mambucaba), foi removido para a garagem. A prefeitura de Angra dos Reis disse que a ExpoMambucaba conta com apoio do municipal, mas que a prefeitura “não tem qualquer gerência sobre a organização do evento”. 

 Afirmou que a empresa organizadora apresentou toda a documentação necessária, porém, por conta do ocorrido, “a secretaria de Eventos está reavaliando a autorização e o apoio poderá não se concretizar”. Além disso, a prefeitura informou que “caso o evento tenha autorização para ser realizado nos próximos dias, todas as atividades que envolvem animais deverão ser canceladas, exceto aquelas voltadas para exposição, observando todos os cuidados”.

Nenhum comentário: