3 de mai. de 2019

A vida de um suíno em uma fazenda fábrica

Um documentário retrata a tortura e sofrimento dos suínos em fazendas de produção. Da hora que nascem até a hora em que são assassinados, esses animais padecem. São arrancados precocemente das mães, vivem no escuro, tem seus rabos arrancados sem anestesia e depois são assassinados de forma violenta. Tudo isso em um ciclo de seis meses.

Um documentário chamado M6NTHS, que faz referência a média de vida desses sofredores, mostra esse ciclo atroz. O filme ganhou o Prêmio Panda, que equivale ao Óscar do cinema verde. O filme foi dirigido pela holandesa Eline Helena Schellekens, que estreou com o apoio da organização espanhola Igualdad Animal.

Segundo essa matéria da revista VICE, Eline Helena foi motivada pela luta contra a criação de animais em jaulas. 
"Os nossos desejos, enquanto consumidores, de conseguirmos muito por pouco são os culpados dessa vida; você tomaria as mesmas decisões se pudesse olhar nos olhos do animal?" ela pergunta.

O filme segue um animal durante os seis meses da sua vida, e mostra o seu mundo do seu ponto de vista. Isso inclui os sons que ele ouve. Como é de se esperar, algumas momentos são muito dolorosos, como quando as porcas quem que cuidar de seus leitões em jaulas, mutilação genital, a administração de remédios e por aí vai. 

Quem é vegano deve ser familiarizado com esses horrores mas a forma como o filme é feito certamente é original e adiciona autenticidade e intensidade a esse tipo de imagem.

Nenhum comentário: