25 de jan. de 2013

Pegadinha revela esquizofrenia moral de comedores de carne


A linguagem televisual é trash, mas essa pegadinha do Silvio Santos ilustra, ainda que involuntariamente, a teoria da esquizofrenia moral de Gary Francione dos comedores de carne. Ao serem confrontados com a vida que existe por trás de uma salsicha, no caso, os clientes de um supermercado ficam horrorizados e intercedem pela vida do animal.

O que acontece neste vídeo? As vítimas da pegadinha se apegam imediatamente ao animal que é apresentado como matéria prima para sua carne – o que é fato. O contato direto com o animal faz com que eles reconhecem sua sensciência e imediatamente se apeguem a ele. O porco vira cachorro, e eles não conseguem mais contemplar a idéia de comê-lo – uma das pessoas chega a sentir ânsia de vômito.

O veganismo é, de certa forma, essa consciência mantida 24/7. É a remoção desta distância que anestesia moralmente aqueles que insistem em comer o cadáver de um animal. Veganismo é a parede de vidro do matadouro. É a repudia da dor, só que sem a necessidade da pegadinha – basta a lembrança e a consciência de que sempre há uma vida por trás de um produto animal; não é necessário um porquinho fofinho para nos fazer lembrar disso.


Em tempo: não me passou despercebido a presença dos porcos na pegadinha e o seu destino. Mas seria contraprodutivo questionar isso aqui agora, por isso foquei apenas na teoria vegana aleatoriamente apresentada pelo SBT neste programa.



3 comentários:

Paula RB. disse...

Lobo, poucos ativistas da Causa Animal teriam sua arguta percepção para compor uma crônica tão pontual tendo algo de gênero para "trabalhar". Parabéns.

Nota-se que as pessoas até se indignam com o fato de colocar um porquinho para ser transformado em alimento instantâneo, contudo, não se dão conta que praticam isso consumindo as carnes do supermercado.

É aquela questão de compro porque não sei o que houve até aqui (não vi dor, não vi crueldade, não vi especismo etc) e, igualmente, porque os abatedouros e laticínios não têm paredes de vidro.

Parabéns mais uma vez. Adoro posts que nos façam pensar, refletir e contestar. Tal e qual Goeth pensar e agir.

loboreporter disse...

Obrigado Paula, voce, como sempre, sempre generosa em seus comentarios! Beijos!

Paula RB. disse...

Que nada, menino. "Ce" faz pro merecer. bjins