24 de nov. de 2011

Lugar de pássaro é no ar

Hoje de manhã quando passeava com Dylan, meu enteado canino, finalmente tive a oportunidade de dizer algo para o dono da padaria que há muito queria dizer. Pendurada do lado de fora de seu comércio existe uma gaiola com um pássaro dentro; eu vejo aquela criaturinha voando bruscamente de um lado para o outro, perplexo e confuso em relação ao seu espaço limitado. Por quê? Por quê? Por quê? 

Aproveitando a deixa de uma conversa com a funcionária da padaria que gosta de cães e começou a interagir com Dylan, eu pedi que ele soltasse o pássaro. “Mesmo que ele viva apenas mais um dia”, eu disse, “mas que viva seu último dia em liberdade”. Ele me olhou um pouco surpreso e confessou que já pensou nisso mas que somente o faria na roça para que o pássaro tenha mais chance de viver. “Melhor ainda”, eu respondi. 

Então o mecanismo de defesa dele começou a atuar. “Apesar de que não tem diferença entre manter um cachorro no quintal e um pássaro na gaiola”, ele disse. Eu imediatamente desconstruí seu argumento e disse que não há como comparar duas espécies tão diferentes. O cão, eu disse, se beneficia da convivência com o ser humano; o pássaro não. O cão morreria atropelado se saísse na rua sozinho; o pássaro não. E o cão é territorialista, gosta de estar em seu espaço. O pássaro gosta de liberdade, de voar e de explorar o mundo.

Eu não sei se ele vai seguir o meu conselho, mas uma semente foi plantada. Quem sabe aquele pequeno ser que neste momento se encontra perplexo dentro de uma gaiola em breve vai poder exercitar a plenitude de sua natureza de pássaro? Que o universo agora conspire a seu favor. 

2 comentários:

Paula RB. disse...

Lobo, estou com os olhos cheios d'água.

Aqui no município do Rio de Janeiro o que mais se vê são passarinhos (curiós, canários, tiês e galinhos da campina etc) aprisionados em gaiolas e pendurados nos fundos dos edifícios ou em garagens.

Sou eu passar e perceber para meu dia ficar estragado. e penso como você: cães e gatos gostam de ficar conosco, pássaros/passarinhos gostam de usar as asas que tem para voar!

Anônimo disse...

O Elton John tem uma música linda sobre essa doença mental que é prender um pássaro, chama-se "SKYLINE PIGEON", tem uma versão com traduçao no youtube, emociona!

http://www.youtube.com/watch?v=8AbLdEiVgVE