5 de ago. de 2011

Planeta dos Macacos: A Origem


Estréia hoje nos Estados Unidos e no Brasil dia 11 o filme Planeta dos Macacos: A Origem, que tem James Franco no elenco principal.

O filme ganhou um prêmio da PETA por usar apenas recriações digitais dos animais e julgando pelo trailer abaixo, o resultado é fantástico. “É uma história sobre animais sendo explorados e teria sido moralmente errado explorar animais para fazer o filme”, disse o diretor Rupert Wyatt nessa entrevista. Em algumas cenas aparecem cerca de 150 gorilas.

Direitos animais sendo lutado pelos próprios animais? Eu quero ver, muito.



2 comentários:

Paula RB. disse...

Era adolescente e e acompanhei a série, com o saudoso Charlton Heston.

Se abordou sobre o tema do que fazíamos/fazemos com os animais, como experimentos de laboratórios, para medicina e exibição de espécies. É interessante salientar que a Dra. Zira já questionava sobre usar humanos para experimentos, já que, são de espécie diferente.

A frase antológica e que guardo viva na memória, pois tenho certeza que muitos animais subjugados, humilhados e enjaulados "a dizem":

"Take your stinking paws off me, you damn dirty ape!", dublada em português do Brasil para "Tire suas mãos de mim seu macaco imundo!".

Numa refilmagem (2001) do clássico, eles abordaram bem isso e fizeram a protagonista símia ser a primeira porta-voz em defesa dos humanos; de como eram tratados e usados a seu bel-prazer.

Saí do cinema em frangalhos e percebi como os zoológicos e afins são muito claros, transparentes, na mensagem de como mantém animais cativos, enjaulados, para voyerismo.

Nesse olhar "trocado", vendo como os símios tratavam os humanos, é que percebi, nitidamente, que o que penso sobre o tema não era particular a mim e sim de muitos, que pensam como eu.

Torço para que o filme do post venha cercado de mensagens que façam o expectador refletir, quebrar paradigmas e se posicionar sobre.

Lobo, desculpe me alongar tanto no comentário.

loboreporter disse...

Imagina Paula, muito obrigado por um comentario tao detalhado e informativo. Eu estou muito curioso para ver esse filme. Bom fim de semana!