Um episódio do programa Top Chef Canada que vai ao ar hoje (16) na Food Network desencadeou críticas por causa do uso de cavalos para consumo humano.
O episódio vai apresentar um desafio de culinária que terá um chef usando carne de cavalo. Foie gras também estará no menu.
A Canadian Horse defence Coalition disseque o programa conseguiu emu ma tacada apenas insultar os telespectadores, alinhar-se com indústrias cruéis e promover péssimos hábitos alimentares.
No Canadá existem matadouros de cavalos, para onde são enviados centenas de milhares de animais vindo dos Estados Unidos. Muitos eram explorados como animais de exibição, corridas, companhia ou haviam sido explorados pela indústria do Premarin, que usa urina de égua para fazer remédios para mulheres na menopausa. É uma viagem de horror que põe fi a uma vida de exploração.
Além da questão ética, existe a questão de saúde em se tratando de carne de cavalo. Eles regularmente recebem dosagens de drogas e suplementos que podem ser cancerígenos, já que eles não são oficialmente criados para serem comidos.
A Equine Welfare Alliance acredita que o desafio de culinária na TV faz parte de uma estratégia de marketingm para promover o consumo de carne de cavalo e desensibilizar o público quanto ao abate desses animais.
Já foi criada uma página no Facebook convocando o boicote do programa. Apoie.
Um comentário:
Fico desesperada quando leio que ao invés de estar no rumo etico pelo tratamento aos animais muitos países tem caminhado em direção contrária. Como exemplo cito a Islândia, que já não bastasse a pratica da caça as baleias e o festival de crueldade que pratica contra esses animais ainda vive no tempo das cavernas e cultuam o consumo da carne de cavalo também! Servem esse tipo de "refeição" como se fosse normal e saudável, inclusive como parte do cardápio de muitos restaurantes. Péssimo péssimo!!
Postar um comentário