2 de abr. de 2011

Morre Queimadinho, o cavalo que virou herói


Li agora que Queimadinho, protagonista de um caso de crueldade que emocionou o Brasil, se foi. O consolo é que ele conheceu a compaixão antes de partir. Mas quantos cavalos que puxam carroças pelo país a fora sofrem destinos parecidos sem nunca alguém ficar sabendo? Fica o alerta de que a atrocidade das carroças precisa acabar ... (Morre Queimadinho, o cavalo que virou herói)

4 comentários:

Unknown disse...

Queimadinho foi queimado por um adolescente, "por brincadeira", quando estava amarrado no pasto. Não foi o dono q fez iso.
Não acho carroça nenhuma maravilha, mas parece q vc fala q todos os carroceiros são maus. Nessa história o carroceiro não fez nada! Vc acha q todo pobre é cruel?
Saiba q existe muita maldade nas hípicas, nos hipódromos, nos criatórios. É como com cachorro, não é pq o dono tem dinheiro que ele é bom para o animal.
Só prá esclarecer, nesse caso, carroceiros não tiveram culpa. Claro q existem os maus, porém não sei se é a maioria, visto q dependem do cavalo para ganhar a vida e prá eles fica caro perder seu animal. Muitos cuidam direitinho.

loboreporter disse...

Clara, o fato do cavalo estar amarrado e ser escravizado para puxar carroça o colocou em uma posição vulnerável, portanto o carroceiro também tem uma parcela de responsabilidade neste caso. Nem toda pessoa ‘pobre’, como você diz, é cruel, mas pobreza não isenta ninguém te ter ética e compaixão e nem é desculpa para explorar outros. E claro, hípicas e outras atividades ‘ricas’ que envolvem eqüinos são igualmente deploráveis.

Paula RB. disse...

Lobo, somente a título de complemento às suas palavras, queria colocar que todo tutor que não cuida com responsabilidade seus animais é coadjuvante ao que ocorre.

Não digo que seja intencionalmente, mas animais de tração são submetidos a castigo, alimentação pouca e falha, atendimento médico (Vet.) e profissional (ferreiro) nulo e não tem descanso.

O mais errado aí está numa sociedade cega e que dá os ombros a essa questão em pleno século 21 e não cobra de nenhum governante ou político que carroça seja abolida e que carroceiros sejam tratados com respeito que merecem e, portanto, oferecendo veículos próprios e condizentes a seu trabalho.

Unknown disse...

Lobo,quero dizer q concordo plenamente com vc,faço suas minhas palavras,e posso dizer sim pra clara q todo carroceiro é sim cruel, e isento d bons sentimentos,so o fato d fazerem isso com o bichinho q é indefeso ja é uma das maiores crueldade, acho q os fatos ja falam por si so neh, lutemos para os libertarem sim isso é urgente. To com uma dor no coraçao pelo queimadinho,queria q ele ficasse bom e fosse feliz aqui,mas q Deus o proteja!