13 de fev. de 2011

Hidroelétrica de Belo Monte, uma tragédia animal

A veterinária Fernanda Vici nos fala sobre o resgate de animais quando do enchimento de reservatórios para a construção de hidrelétricas. Ela conta sua própria experiência em um desses empreendimentos e afirma que não há uma política de proteção da fauna nessas ocasiões, não há um planejamento para o salvamento e o encaminhamento dos espécimes recolhidos que, em sua maioria, são encaminhados para a pesquisa ou enviados para as mãos dos taxidermistas. Nesse momento em que se fala sobre a construção de Belo Monte, com a formação de um lago de 600 km2, sobre área de mata virgem e de altíssima riqueza de biodiversidade, a pergunta retorna: qual será o destino dos animais (centenas de espécies, milhares de espécimes) que habitam a área a ser alagada?



Eu reitero aqui minha opinião negativa sobre zoológicos, que são citados na entrevista como possíveis destinos para animais feridos por alagamentos de hidroelétricas.



Compartilhe essa postagem

2 comentários:

aNaTureza disse...

Zoológicos de certeza que não são o destino destes animais, nem de nenhum.
É assim como desalojar as pessoas e alojarem-nas numa condomínio fechado, de onde não poderão sair nunca.
Nenhum zoológico, por melhor que seja, será o melhor, simplesmente porque estarão sempre confinados, sendo tratados por humanos, que julgam saber tudo ácerca deles, gerando sempre um desequilíbrio.
Mas por mais que eu tente ser positiva, não acho respostas para a vida neste planeta, a não ser, deixarmos de existir, porque nós estragamos tudo e vamos continuar assim. Enquanto existir dinheiro, não há muito a fazer. Resta-nos combater, apesar de tudo o que está mal, consciencializando as pessoas dos seus actos sem a mínima reflexão.
Como é possível não perceberem que todo o acto tem o seu efeito negativo ou positivo?
Ainda não perceberam, que as outras espécies têm o mesmo direito ao seu habitat natural e á vida? Que graças ao reino animal, podemos ainda viver? Que sem eles não somos nada???
Assinei a petição contra Belo Monte, mas isto é o mínimo que poderei fazer.

Paula RB. disse...

Colocam animais em zoológicos como se fossem nada; um trapo usado destinado a psicopatia daqueles que divertem-se olhando outros seres acondicionados em grades, num simulacro chulo de mundo natural.

Como se zoológicos resolvessem todas as questões quanto a Educação Ambiental, ecologia, preservação de espécies e conservação.

Desde quando esses parques/fundações se prestam a tal?