10 de jan. de 2011

Avaaz: petição pelas abelhas



Silenciosamente, bilhões de abelhas estão morrendo e criando uma ameaça para nossa cadeia alimentar. 90% das plantas que nós cultivamos para comer dependem da polinização feita pelas abelhas.

Vários estudos científicos culpam um grupo de pesticidas tóxicos por seu desaparecimento rápido, e populações de abelhas aumentaram muito em quatro países europeus que proibiram tais produtos.

Os cientistas estão quebrando a cabeça em busca de respostas. Alguns dizem que o declínio pode ser relacionado com fatores como doença, perda de habitat e produtos químicos tóxicos.

Enquanto isso, empresas químicas poderosas estão fazendo um lobby pesado para continuar vendendo veneno.
Bayer, a grande culpada
Mas agora alguns pesquisadores independents estão produzindo evidência forte que aponta para os pesticidas neonicotinóides. A França, Itália, Eslovênia e até mesmo a Alemanha, onde a Bayer, seu principal fabricante está baseado, tem sua base, proibiram esses matadores de abelhas. Mas a Bayer continua a exportar seu veneno mundo a fora.

A questão agora está esquentando depois de novos estudos terem dimensionado a escala do problema. Se conseguirmos que autoridades européias e americanas ajam, outros seguirão seu exemplo. Não vai ser fácil. Um documento vazado mostra que a agência ambiental americana EPA sabia dos perigos dos pesticidas mas os ignorou. O documento diz que o produto da Bayer “é uma grande preocupação de risco para insetos não alvos (abelhas de mel).”
A vida depende das abelhas
As abelhas são vitais para a vida na Terra. Sem ação imediata para salvá-las nós poderíamos acabar sem frutas, vegetais, castanhas, óleos e algodão.

Nos anos recentes tem ocorrido um declínio preocupante nas populações de abelhas. Algumas espécies se extinguiram e de algumas outras restaram apenas 4% das populações originais.

Clique no link que leva à petição para participar da campanha para salvar abelhas.

Fonte: Avaaz

Compartilhe essa postagem

Um comentário:

Paula RB. disse...

Caro Lobo, essa situação com o colapso das colméias, ou colapso das colônias, ainda esta longe de ser resolvida.

Reza a lenda (teclo isso pois ainda não houve confirmação) que um grupo de cientistas havia detectado que esse colapso seria oriundo de um vírus, mas nada há de certo.

Os agricultores orgânicos já faziam advertências severas sobre esse problema, já que, mesmo eles e suas plantações estavam observando problemas com as abelhas.

Ressalto que, abelhas que polinizam plantações orgânicas não apresentam problemas com o colapso das colméias, como várias propagandas americanas sinalizaram. Contudo, eles se ressentem do número inferior delas em suas plantações.

O post acima com essa reportagem só vem contribuir para que a verdade seja posta a prova e a sociedade cobre posições corretas desse manejo de pesticidas no planeta, ou o fim de seu uso.

Por incrivelmente triste e absurdo,eu, simples mortal e sem plantação alguma, percebi que as abelhas sumiram até da minha casa e do jardinzinho da varanda, que tem flores e morangos. Eu recebia visitas diárias de abelhas e agora, nada! Nenhuma surge.

O preocupante, senão essa situação toda, é que as abelhas são insetos funcionais às lavouras, que dependem do trabalho delas para polinizar. Sem esse trabalho, que poucos dão valor ou param para perceber a tamanha importância, o colapso não ficará, infelizmente, só nas colméias, mas em nossos pratos.

Envio um link, em português, que narra com bastante facilidade, o tema e no propósito único de somar ao post do Blog:
http://www.youtube.com/watch?v=yMw7airNWA4