Um dos argumentos mais comuns e descabidos contra o veganismo e direitos animais é que se tratam de atividades/pontos de vista elitistas. Então vamos desconstruir essa acusação.
A palavra elitista é uma daquelas expressões usadas em excesso para bloquear qualquer discussão: você acusa alguém de elitista e presto! O argumento está ganho. Porém, as coisas não são bem assim.
O que é elitismo? A definição oficial é de que se trata de uma crença que certas pessoas ou membros de certas classes ou grupos merecem tratamento diferenciado em virtude de uma suposta superioridade intelectual, social ou financeira.
Podemos ver que acusar os ativistas de direitos de animais de elitistas sugere uma ignorância sobre o assunto. Direitos animais é exatamente o contrário do elitismo porque ele faz exatamente o contrário: ele reconhece os direitos dos membros mais vulneráveis e negligenciados da sociedade.
O que poderia ser mais elitista do que matar e comer seres inocentes e senscientes simplesmente para satisfazer o paladar, sem considerar o mal feito aos animais e o meio ambiente? O que poderia ser mais elitista do que se considerar superior, ou sua espécie superior, a todos os outros seres e espécies no planeta?
Fonte: About.com (texto adaptado)
3 comentários:
eu ouço cada coisa... até de querer aparecer já foi me dito (por ser vegetariana)
Contudo, nada me abate e sigo agindo conforme minha conduta e caráter.
É verdade. A gente ouve as pessoas relacionarem o veganismo com elitismo. Mas, o que eu ouvi, foi o seguinte: que a alimentação vegana, oferecida em restaurantes veganos ou lanchonetes veganas é elitista por causa dos preços elevados. isto é, a pessoa queria me dizer que, evido aos preços, uma pessoa mais simples não consegue pagar pelo alimento vegano. E então, como responder ou esclarecer?
Oi Vânia, ainda existem muito poucas lanchonetes exclusivamente veganas no Brasil então uma comparação seria difícil fazer. Obviamente um boteco gorduroso que vende cochinha e quibe provavelmente vende mais barato do que digamos, o Vegacy em SP, mas a um custo alto para a saúde do consumidor. Eu acho que a questão não é necessariamente financeira mas sim de educação e hábito: as pessoas são viciadas em comida pesada, com proteína de baixa qualidade e muito carboidrato e o mercado supre. Agora, compare a comida vegana de um restaurante de preços módicos e o que se cobra em uma churrascaria a rodízio e vamos ver quem cobra mais. Grande abraço, Lobo.
Postar um comentário