“Abandonados, cachorros e gatos ficam vagando por aí: um risco para a saúde pública”. Esta foi a frase pronunciada pelo jornalista Renato Machado ao abrir uma matéria veiculada pelo telejornal Bom Dia Brasil, nesta terça-feira (4), na Rede Globo, sobre os supostos problemas enfrentados pela sociedade com o abandono de animais (via ANDA).
Aparentemente para compensar as bobagens ditas no ar, o website do Bom Dia Brasil traz esse artigo.
Aparentemente para compensar as bobagens ditas no ar, o website do Bom Dia Brasil traz esse artigo.
Um comentário:
É lamentável que na reportagem não fosse dito que nada de mais efetivo em políticas públícas foi realizado para tentar diminuir falhas graves; não foi mencionado que políticos deixaram, e deixam, para lá situações que envolvem animais desabrigados, canis públicos saturados e campanhas nada contumazes.
Nenhuma campanha séria, pedagógica e ética abordou o tema adoção de cães abandonados e de canis, ne-nhu-ma!
Desconheço qualquer bom programa público de esterilização para cães de lares pobres e de comunidades que tenha sido eficaz na sua proposta até o fim.
A sociedade precisa ser educada, precisa estar envolvida para que possa junto com o poder público solucionar problemas que a envolvem diretamente. Se a questão é saúde pública, por que não campanhas como a de vacinação de gripes, dengue etc? Por que não fazem um marketing para adoção de animais abandonados?
O que há é de fácil percepção: políticos não andam fazendo seu dever de casa, aquele mais basiquinho, como devia ser feito; quando a questão explode e a solução fica muito mais laboriosa, custosa e difícil é que a sociedade, em sua totalidade, tem ciência.
Podemos apontar um canal televisivo por uma reportagem oca, mal elaborada e muito pueril no sentido educativo e informativo, mas devemos, igualmente, apontar o poder público e seus representantes nas cidades por falhas, omissão e mau emprego de dinheiro público nessa questão.
Nas próximas eleições, vamos pensar direitinho e com criticidade na hora de confirmar nossos votos.
Campanhas de adoção de animais de rua, vacinação, esterilização, abrigos e suporte diz-se respeito às Prefeituras e não a canais televisivos, opinião minha.
A solução existe, mas precisa de compromisso de ponta a ponta!
Postar um comentário