6 de mai. de 2010

Rede Globo assume publicamente que a reportagem do “Bom Dia Brasil” sobre abandono de animais foi equivocada

Mais um exemplo de que quando através do poder de comunicação da internet, nós podemos influenciar a agenda da mídia em prol dos animais. Fico feliz que a Globo tenha se corrigido. E parabéns a todos que escreveram e esclareceram os editores e jornalistas da emissora sobre o problema de abandono de animais. 




Compartilhe essa postagem

7 comentários:

Andréa disse...

Ainda bem que eles corrigiram e voltaram a falar no assunto. Mas que tristeza ver tantos bichinhos superlotando os abrigos no Brasil. Tadinhos. Da vontade de adotar TODOS. Aff...

loboreporter disse...

E muito triste, ne Andrea, embora eu devo dizer,pelo menos na area onde eu voltei a viver no Brasil, hoje em dia ha menos animais vagando nas ruas. Eu me lembro quando crianca haviam grupos de caes abandonados em toda a parte. A solucao esta na castracao, educacao sobre guarda responsavel e proibicao da criacao e venda de animais.

Tes Saloniki disse...

Realmente o movimento de defesa dos animais exerceu grande influência! Fico muito feliz com isso! É bom ver que, eventualmente, conseguimos fazer com que uma empresa como a Rede Globo assuma sua responsabilidade social. Pena que não conseguimos fazer isso sempre...

TES

Tes Saloniki disse...

Boa tarde!

Seu artigo foi divulgado no blog Planeta Vegetariano, com os devidos créditos.

Não deixe de conferir em http://planetavegetariano.blogspot.com/2010/05/rede-globo-assume-publicamente-que.html

TES

Paula RB. disse...

Coleg@s do Blog, eu aceito e até acatei que a matéria do dito telejornal foi oca, pueril e nada pedagógica, dando como solução a eutanásia.

Porquanto, não devemos esquecer que castração, campanhas de vacinação e adoção de animais são de responsabilidade, leiam bem, responsabilidade do poder público, seus prefeitos e secretarias.
Para isso nos votamos e pagamos impostos.
Repito: colocar toda a nossa indignação em cima somente de um telejornal e de uma matéria pessimamente editoriada, diga-se de passagem, é abonar a total omissão, falhas dos alcaides - que estão aonde estão para servir a população - nesse assunto que envolve saúde pública.

E Lobo, concordo contigo, em que a solução perpassa por castração, educação da população quanto a posse responsável e término de canis de reprodução em massa.

Paula RB. disse...

Concordo que a matéria veiculada no jornal não foi feita com critério; que apenas qualificou como solução aos animais abandonados a eutanásia, ato covarde e injusto.

Mas deve-se apontar as falhas, atos inócuos e a total omissão do poder público, seus prefeitos e secretarias, já que castração, vacinação, orientação e campanhas educativas que forcem e reforcem a adoção de animais é de competência dos políticos, alcaides das cidades.

Se apontar apenas para uma grave falha de um telejornal e seus redatores, tiramos dos ombros e de nossos impostos o trabalho que os políticos tem com esse assunto. Se envolve saúde pública, maior ainda é nosso compromisso na cobrança de: campanhas eficazes;
programas de castração em áreas pobres;
vacinação e
orientação aos tutores para arcarem com responsabilidade na guarda dos animais.

Eu sei que minha opinião pode não estar com a maioria, porquanto não vejo sentido em se apontar apenas uma matéria pouco investigativa da Rede Globo e não apontar as omissões por anos a fio das prefeituras brasileiras, fato que eu assisti na tal matéria do Bom Dia Brasil.
Em tempo: não trabalho na dita rede nem tenho qualquer parente lá.

CECILUCKY disse...

Bom saber que nossa voz de indignação foi ouvida.
Há que se entender a importância da imprensa como formadora de opinião. Terem reconhecer que a matéria foi mal feita e superficial - resolver o problema é simplesmente eliminá-lo (no caso exterminando vidas) pode-se considerar um grande passo.
Pelo menos houve o equilíbrio e foi ouvido o outro lado da questão.