5 de abr. de 2010

Imagem do dia

A miséria dos zoos na China, pelo fotógrafo M. Scott Brauer III. Leão letárgico em sua cela imunda no zoo de Tianjin




Compartilhe essa postagem

2 comentários:

Paula RB. disse...

Depois essas "entidades de fauna confinada em recinto" (jaulas) querem supor que pessoas inteligentes ainda aceitem, ou acreditem, na filosofia que prega essas entidades como sendo centros de pesquisas, Educação Ambiental e recuperação da fauna.

Se ver animais confinados e enjaulados se acabando, com saúde física e emocional extremamente abaladas é fazer pesquisa, Educação Ambiental e promover recuperação de fauna, tem algo de muito, muito errado nisso.

Carmem Maria disse...

No meu entender zoológicos não caracterizam centros de pesquisa ,educação ambiental ou recuperação de fauna. Na realidade zoológicos são aberrações humanas, inventadas em séculos passados, para o deleite e apreciação dos ditos humanos.Todo zoológico é uma agressão, uma violência, na forma como funcionam. No meu entender zoológicos deveriam ser centros de recuperação de animais doentes, agredidos, em perigo de extinção, mas de forma temporária, e sempre com a finalidade de recuperá-los e devolvê-los a seu habitat. Manter zoológicos demanda um alto custo para a sociedade, pois são verbas públicas e que poderiam ter uma finalidade mais nobre. Não precisamos de zoológicos. Precisamos é de respeito à vida na sua origem. Conhecer como vivem os animais, diriam alguns. Bem, os documentários fazem muito bem este trabalho.Sou totalmente contra a instalação e manutenção dos zoológicos com a finalidade atual, bem como os circos com animais. Estes, finalmente, estão sendo aos poucos sepultados pela proibição em grande n° de cidades. O problema é o que vão fazer com os animais destes circos? Uma boa utilização para os zoológicos. Receber e cuidar destes animais até o fim de suas vidas.Pelo menos teriam um pouco de dignidade, uma vez que neste caso é impossível um retorno ao meio natural.