11 de abr. de 2010

George Orwell teoriza sobre a escravidão animal

No prefácio da edição ucraniana do seu clássico “A Revolução dos Bichos”, o escritor britânico George Orwell descreveu em 1970 as circunstâncias que o inspiraram a escrever o livro.

“Eu vi um menino de talvez dez anos guiando uma enorme carroça em uma trilha estreita, chicoteando o cavalo toda vez que ele tentava de virar. Então me ocorreu que se ao menos os animais tomassem consciência de sua força nós não teríamos poder sobre eles, e os que os homens exploram os animais da mesma forma que os ricos exploram o proletariado. Eu então analisei a teoria de [Karl} Marx do ponto de vista do animal. Para eles ficou claro que o conceito de luta de classes entre homens era pura ilusão já que, quando se tratava de explorar animais, todos os humanos se uniam contra eles: a verdadeira luta é entre animais e humanos. Desse ponto de partida, não foi difícil elaborar a estória.”




Compartilhe essa postagem

2 comentários:

Paula RB. disse...

vendo por esse ângulo, começo a ter uma outra vertente do livro. Em aulas, na Faculdade, de sociologia o livro tinha apenas razão sociopolítica na visão marxista.

loboreporter disse...

Eu acho que Orwell realmente via a escravidao animal como a referencia de toda a escravidao. Mas os academicos, apesar de sua obrigacao de nao ter preconceitos, deixam o especismo os cegar para esse aspecto da obra de Orwell.