Os lobos cinzas do estado americano de Minnesota estão novamente oficialmente ameaçados. A U.S. Fish and Wild Life Service decretou ontem que estava retornando os quatro mil lobos cinzas para lista federal de espécies ameaçadas.
O status legal dos lobos oscilou durante anos e o decreto de ontem selou um acordo com grupos ambientalistas feito alguns meses atrás quando o departamento governamental prometeu reinserir os lobos na lista. A designação quer dizer que agora é ilegal que donos de terra matem lobos que eles pegarem no ato de predar gado, animais domésticos e de ‘guarda’.
No dia 04 de maio, oficiais federais haviam removido os lobos cinzas da região dos Grandes Lagos da lista de animais ameaçados de extinção porque eles consideraram que os quatro mil animais espalhados entre Minnesota, Wisconsin e Michigan não precisavam de ajuda federal.
Uma coalisão de grupos ambientalistas e de direitos animais entraram com um processo desafiando a decisão. Eles disseram que o governo quebrou a lei porque não havia feito um anúncio público e nem havia convidado comentário público. O departamento de Fish and Wildlife Services admitiu o erro mas disseram que esperam que os animais serão removidos da lista no futuro.
Em 1974 os lobos cinzas foram listados como ameaçados quando eles praticamente desapareceram dos 48 estados do sul durante o século 20 por causa de caça e envenenamento patrocinado pelo governo. A população de lobos em Minnesota é a maior na região conhecida como Upper Midwest.
Fonte:Star Tribune
Nenhum comentário:
Postar um comentário