18 de ago. de 2009

Propaganda de Carrefour mostra ‘vaca feliz’; a realidade é exatamente o contrário

O Carrefour é um supermercado no qual eu não entraria nem mesmo com alguém apontando um revólver para mim porque ele representa tudo o que é plástico, ambientalmente degradante e decadente desse capitalismo suicida no qual somos obrigados a existir. Recentemente a rede colocou no ar essa peça publicitária, que usa de uma imagem falsa para vender produtos: o da vaca leiteira feliz.

Uma vaca explorada pelo leite é uma mãe infeliz, cujo filho foi tirado dela dias após nascer para ser morto ou preso no escuro por quatro meses para se tornar vitela. Além do mais, não são as mãos de um ‘caipira’ simpático que ordenham a vaca, mas estruturas de metal com a qual elas passam a maior do tempo conectadas, o que provoca infecções e dor crônica. A maioria das vacas leiteiras jamais vê um pasto, vivem confinadas até o dia que sua produção declina quando ela então é enviada mancando (ou arrastada, já que a osteoporose não a permite caminhar) para o matadouro.

O leite pode ter uma aparência de pureza, mas o seu conteúdo é dor e amargura. O vídeo abaixo inclui imagens que demonstra o que foi dito acima.










Compartilhe essa postagem

3 comentários:

Paula RB. disse...

Lobo, a esranheza é que, salvo engano, estava tramitando uma lei que impedia de se usar carinha de animais, com qualquer humor, em rótulos, embalagens de alimentos, já que, nenhum fica feliz em ser servido no jantar.
Vou pesquisar sobre e depois te envio o que encontrei.

Caçadores disse...

Olha, eu nunca imaginei q pessoas assim fossem tão neuróticas como vcs! Me desculpem pq talvez seja eu q ñ queira enxergar oq realmente acontece, mas achei um verdadeiro absurdo e exagero essa matéria sobre o leite, realmente! Há tantas coisas que poderiamos dar mais atenção nesse mundo...
Mas mesmo assim sou um frequentador assiduo do blog, parabéns pelo ótimo conteúdo, há alguns meses atrás eu simplismente detestava esse tipo de manifestação, mas agora já estou mais q simpatizando e pensando muito em rever meus conceitos!
Parabéns pelo ótimo trabalho e desculpem se fui ofensivo em minhas palavras, se o fiz, acreditem, foi por pura ignorância!
Cristiano RS

loboreporter disse...

Cristiano, muito obrigado pelo comentario e fico feliz que voce esteja simpatizando com a causa animal. Em relacao ao spot do Carrefour, nao e uma questao de neurose, e um exercicio de desconstrucao de uma maquina de propaganda que perpetua o mito de que os animais participam voluntariamente de sua exploracao. E preciso apontar quando isso acontece para revelar essa farsa.
Grande abraco,
LR