13 de ago. de 2009

Botas não substituem o habitat natural de um elefante

Uma matéria publicada hoje pelo Globo.com diz que um um zoológico inglês está equipando uma elefanta de quase 40 anos com botas especiais para aliviar dores nas patas provocadas por furúnculos. É claro que o problema foi causado pelo confinamento em um zoológico como uma própria funcionária que é citada na matéria diz - falta de exercício é a consequência de viver preso em um cercado, morrendo aos poucos de tédio.

A matéria explora o ângulo positivo da estória, como se o zoológico estivesse realizando uma ação solidária. Mas a verdade é que o zoológico se comporta como um psicopata que depois de quebrar a perna de uma vítima espera gratidão por oferecer o gesso. Nenhum animal deveria estar preso em um zoológico para satisfazer os instintos mais básicos e negativos de outra espécie, nesse caso o voyeurismo e o especismo. Basta se imaginar no lugar de um desses animais para ter uma idéia do horror de uma vida confinada. Alguém gostaria de uma vida atrás das grades pela promessa de comida e um lugar para dormir? Muito pouco provável. Se fosse assim, as cadeias teriam lista de espera.

Fonte: Globo.com



Compartilhe essa postagem

Um comentário:

Paula RB. disse...

corretíssimo Lobo! Creio que o pobre animal vai até servir de chamariz para o local, numa analogia cruel a fábula do Gato de Botas.