Eles já foram considerados pelo público os melhores do mundo. Mas uma pesquisa recente indica que a reputação da comunidade científica não é mais tão brilhante como já foi há mais de uma década. O estudo foi conduzido pela Pew Research Center para a American Association for the Advancement of Science. 49% de mais de 2.500 cientistas entrevistados disseram que as conquistas científicas do país eram as melhores do mundo, um ponto de vista com o qual apenas 17% dos entrevistados leigos concordaram.
O que me chamou a atenção para os resultados foi que 87% dos entrevistados citaram falta de apoio financeiro como um obstáculo para a pesquisa enquanto dois terços deles citaram problemas com visto para pesquisadores estrangeiros como um problema sério. Porém, a maioria deles disse que questões de regulamentação em relação a testes com cobaias não apresentavam um problema sério.
Desse último dado pode-se chegar a duas conclusões: a positiva é que os cientistas concordam que os testes podem e devem ser substituidos e que é possível trabalhar sem eles. A negativa é que os órgãos que regulam o uso de cobaias não passam de protocolos com um preconceito a favor do pesquisador e logo não apresentam obstáculos para o pesquisador que quer usar cobaias não humanas involuntárias em sua pesquisa.
O que você acha?
Nenhum comentário:
Postar um comentário