17 de jul. de 2009

Jornalistas presos por documentar matança de focas

A AFP noticiou hoje que dois jornalistas estrangeiros foram presos pela polícia da Namíbia por filmar a matança anual de focas na costa desse país no sul da África. Os animais, a maioria bebês, são mortos a pauladas. A estação desse ano começou dia 01 de julho e a cota anual é de 85 mil bebês focas.

A polícia disse que o jornalista investigativo britânico Jim Wilckens e o cameraman sulafricano Bart Smithers foram detidos porque eles desobedeceram o Fisheries and Marine Resources Act. Os dois estão detidos em Henties Bay, a 400 quilêmetros da capital Windhoek. Wilckens é reporter da agência Eco-Storm e Smithers trabalha para a ONG holandesa Bont Voor Dieren. O diretor da Ecostorm, Andrew Wasley, alega que os dois foram espancados por executores da matança de focas.

“Nós estamos trabalhando com a British High Commission na Namíbia para ter uma idéia melhor do que aconteceu e garantir que o nosso time seja solto. É claro que se trata de um ataque violento em dois jornalistas cumprindo seu papel. As câmeras e as imagens foram tomadas e elas tem que ser retornadas”, disse Wasley.

Fonte: AFP





Compartilhe essa postagem

Nenhum comentário: