16 de jun. de 2009

Revista Veja: irresponsabilidade social

Que o negócio da revista semanal Veja não é jornalismo, mas sim propaganda neo-liberal, isso todo mundo já sabe. Um veneno concentrado de cinismo e arrogância provinciana com toques de papo pseudo-intelectual de botequim, a Veja é, em suma, uma vergonha nacional.

Agora, o editor poderia pelo menos tentar disfarçar melhor o conteúdo parcial de algumas matérias que essa ‘revista’ traz.

A edição atual traz uma matéria tão explicitamente encomendada pela indústria da carne que ela seria risível se não fosse trágica. Ela é uma tentativa mal sucedida de contrapor o relatório da ONU que demonstra que a criação de animais tem um impacto maior no aquecimento global do que o transporte. A cara de pau é tão grande que os dados usados para refutar essa pesquisa científica foram fornecidos pela Embrapa Gado de Corte e um professor da Unesp de Araçatuba que participou da equipe do sequenciamento do genoma da vaca, obviamente então alguém que trabalha para a indústria.

Fora isso, o artigo foi preenchido com divagações históricas sobre a exploração da vaca, como se isso justificasse qualquer coisa. Mas na ótica distorcida de propagandistas, qualquer tática vale porque, como já disse antes, o que a Veja faz não é jornalismo. Boicote essa revista e escritores como Lya Luft que contribuem para esse festival de mediocridade que coloca o lucro antes do sofrimento alheio e o futuro da vida nesse planeta.


Compartilhe essa postagem

Nenhum comentário: