17 de jun. de 2009

Campanha de Paul McCartney: é necessário ir mais longe

Eu tenho muito respeito por Paul McCartney e aprecio muito o fato de que um ex-Beatle use sua imensa fama para divulgar o vegetarianismo e os direitos dos animais de viver livre da exploração humana. Eu também sei que ele faz o que ele sugere aos outros que façam.

Mas cortar a carne apenas uma vez por semana não vai muito longe. Esse foi o foco de uma campanha que McCartney e sua família lançaram essa semana em Londres e que atraiu considerável atenção, tanto da mídia e das celebridades que marcaram presença na cerimônia em St. James Park.

A ‘Meatless Monday’ (Segundas Sem Carne) é uma campanha que já existe nos Estados Unidos há bastante tempo. Mas será que ela conduz a uma vida sem carne e outros produtos animais, que é o objetivo vegano? Eu pessoalmente não creio. A segunda feira é muito ligada àquelas atividades que as pessoas adiam infinitamente, tais como ‘voltar a malhar’ ou ‘parar de beber’. Segunda feira não é um dia sério.

Não consumir produtos animais é muito mais do que fazer uma abstinência uma vez por semana. É uma postura ética; e ética não pode ser empacotada como um ritual que pouco provavelmente será seguido a risca.

A ética não é uma fórmula e nem um conjunto de regras, mas uma forma de ser, de pensar e de agir. Deixar de consumir produtos animais é a expressão de uma forma de ética, que inclui os animais como merecedores do nosso respeito à vida e livres do sofrimentro causado por outros. Veganismo é para todos os dias e não apenas um dia da semana.


Compartilhe essa postagem

Nenhum comentário: