2 de abr. de 2009

Aeroporto 2009: publicidade catástrofe


Parodiando a piada da troca de lâmpada, eu pergunto: quantos publicitários são necessários para bolar uma campanha sem ética e irresponsável sem que nenhum deles toque o alarme? Eu não sei exatamento quantos, mas com certeza vários. Uma campanha do Shopping Center Norte em São Paulo é um exemplo de que, quando se trata de agências de publicidade, a vontade de criar uma imagem ‘forte’, uma narrativa imediata, às vezes deixa os profissionais à mercê dos seus instintos mais primitivos, sucumbindo à insensibilidade e irresponsabilidade.

A imagem mostra um cachorro de costas olhando um avião em ponto de decolagem na pista de um aeroporto. Isso para promover um sorteio de viagens para clientes do shopping e, claro, um aumento na população de indigentes caninos nas ruas da cidade e nos CCZs. Não se trata de uma imagem dúbia. Ela mostra exatamente isso: o momento de abandono de um cão por uma família que imaginamos estar dentro do avião partindo egoistamente para suas férias grátis. Como essa imagem foi aprovada é realmente de quebrar a cabeça porque ela não pode ser atraente mesmo para as pessoas que não se importam muito com os animais.

Ainda há tempo de corrigir o erro e os diretores do Center Norte podem ainda aterrissar no mundo real e desfazer o dano causado. O shopping deve remover a imagem imediatamente e lançar um pedido de desculpas à população. Enquanto uma parcela cada vez maior da sociedade civil se empenha em resolver o problema de animais abandonados, com muita compaixão, tempo e dinheiro, o Centro Norte foi desmioladamente na contramão da ética. Um desastre.

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