O canal de televisão HBO vai mostrar dia 16 de março às 22hs o documentário Death on a Factory Farm (literalmente, Morte em uma Fazenda Fábrica), produzido pela Working Dog Productions.
O filme foi rodado ao longo de três anos por um investigador chamado Pete, que infiltrou uma fazenda de suínos em Iowa que havia sido levada à justiça sob acusações de crueldade contra animais. Com sua câmera escondida ele documentou cenas perturbadoras, entre elas porquinhos sendo jogados dentro de caixas a vários metros de distância, um filhote doente sendo jogado contra a parede como forma de eutanisá-lo e porcas doentes sendo enforcadas de uma empilhadeira até elas morrerem sufocadas (foto).
Com base na evidência reunida por Pete, os advogados de acusação entraram com um processo contra os donos da fazenda e um empregado. O documentário mostra cenas no tribunal onde defesa e acusação se atacam tensamente sobre a legalidade e a moralidade das ações raramente vistas pelo público. O juíz do caso as julgou como ofensivas e de mau gosto, mas o fazendeiro Ken Wiles e outros membros da unida comunidade de fazendeiros de Ohio se defendem dizendo que se trata da realidade cotidiana da produção de animais para consumo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário