(Texto do website do Sea Shepherd): Greenpeace anunciou oficialmente em uma coletiva de imprensa em Tóquio que eles não estarão enviando um navio ao Oceano Meridional para opor a frota baleeira japonesa.
Isto significa que quando a estação baleeira abrir dentro de um mês, a Sea Shepherd Conservation Society estará só em sua oposição no alto mar contra as operações baleeiras ilegais dos japoneses.
“Como um co-fundador do Greenpeace, estou profundamente ofendido que o Greenpeace tenha arrecadado milhões de dólares o ano inteiro com sua promessa de defender as baleias e agora duas semanas antes da frota baleeira japonesa partir, eles anunciam que não irão,” disse Capitão Paul Watson (foto). “Em minha opinião eles arrecadaram recursos financeiros com falsas pretensões e agora eles abandonaram as baleias. Uma vergonha.”
O navio da Sea Shepherd, o Steve Irwin, está programado para partir da Austrália no final de novembro na quinta viagem da Sea Shepherd para obstruir e intervir contra atividades baleeiras pirata no Santuário Antártico das Baleias do Oceano Meridional.
A Diretora Executiva Kim McCoy disse, “A Sea Shepherd nunca se retirará e nós nunca nos renderemos até as baleeiras piratas se dirigirem para fora do Santuário das Baleias do Oceano Meridional para sempre.”
Semana passada, o porta-voz do Greenpeace Austrália, Steve Shallhorn anunciou que o Greenpeace estaria enviando um navio às águas da Antártica. No mesmo dia o Japão anunciou que eles estariam enviando um navio de guerra japonês da Guarda Costeira para defender a frota baleeira. Aparentemente o governo japonês assustou o Greenpeace definitivamente desta vez.
“Eles podem enviar a Marinha japonesa inteira até o Oceano Meridional se eles quiserem, mas a Sea Shepherd e a tripulação do Steve Irwin não serão intimidados por este tipo de banditismo militar brutal. Quando nós dizemos que colocamos nossas vidas na linha para defender as baleias, é isso mesmo que queremos dizer. Não é apenas um slogan para nós.” disse Capitão Watson. “Eu não vi uma baleia morrer desde que eu deixei o Greenpeace em 1977 e não tenho nenhuma intenção de ver uma baleia morrer este ano. Eles não matam baleias quando nós aparecemos e eles não matarão baleias quando nós chegarmos este ano novamente. Eles terão que nos afundar primeiro.”
Um comentário:
Lobo, o que vc acha dessa turma? Eu e o marido temos assistido aos episodios do documentario toda sexta em casa e juro que a gente fica envergonhado por eles. A intencao eh otima, claro, somos todos contra a carnificina de baleias (e de qualquer outro animal), mas achamos toda a trupe tao despreparada e sem nocao, que chega a dar pena. Me diz o que vc acha.
Postar um comentário