Uma empresa brasileira que está destruindo ilegalmente a terra dos últimos índios não contactados no Paraguai impediu que investigadores governamentais entrassem na área, denunciou essa semana a Survival International, uma ONG que trabalha com povos tribais em questões de terra.
O time oficial foi barrado por funcionários da empresa Yaguarete Pora SA depois que fotos de satélite revelaram que a Yaguarete e uma outra empresa brasileira, River Plate, estão destruindo a terra dos índios em um ritmo cada vez maior. A quantidade de floresta ilegalmente destruida por essas empresas dobrou desde maio.
'A pessoa responsável pelo acesso à area disse que ele não estava autorizado a permitir a entrada de um time público e falou por telefone ao administrador local da empresa', revelou um boletim da GAT, uma organização que apoia os índios.
Yaguarete é dona da terra mas um pedido de reapropriamento legal foi feito em nome dos índios, que pertencem à tribo dos Ayoreo-Totobiegosode. A injunção proibe qualquer desmatamento até que o pedido seja resolvido. A área é o território tradicional dos últimos índios não contactados na América do Sul fora da Bacia Amazônica.
As atividades dessas empresas causou ultraje no Paraguai. Uma parente dos Totobiesgosode não contactados, que foram contactados pela primeira vez apenas quatro anos atrás, fez o seguinte apelo: "Eu peço às autoridades que parem com a destruição de nossas florestas. Minha família está lá agora. Há cada vez mais sinais proibindo nossa entrada naquela terra. Nós estamos perdendo nossa floresta."
O número de Totobiesgosode não é conhecido, mas todos são extremamente vulneráveis à qualquer forma de contato com estranhos.
O diretor da Survival International, Stephen Corry, disse: "Primeiro a Yaguerete comprou ilegalmente a terra dos Totobiegosode, então ela começou a destruí-la em flagrante violação de ordens jurídicas e agora ela impede acesso oficial. Nós esperamos sinceramente que o Presidente Lugo tome uma medida imediata para re-estabelecer a autoridade do governo. Yaguerete claramente deseja continuar a desmatar em segredo, mas eles devem saber agora que fotos de satélite em breve revelarão o que eles estão fazendo".
Comentário: colabore com a Survival International nessa campanha através do segundo link incluido no texto acima. E você pode ajudar também TORNANDO-SE VEGANO. A realidade é que, enquanto houver demanda por carne, esse tipo de tragédia continuará acontecendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário