27 de nov. de 2008

Enchentes em Santa Catarina: apelo urgente

Repassando um apelo de grupos de defesa animal do sul do Brasil. Por favor, ajudem no que for possível.

O GAE POA, amigos e simpatizantes da causa animal, estamos solidários com o sofrimento do povo catarinense. A mobilização do governo federal e dos Estados brasileiros, bem como da população do país, tem por dever aplacar as necessidades imediatas dos desassistidos. Entre as vítimas da tragédia, estão também os animais que só contam com iniciativas de poucas ONGs. Muitos cães têm sido encontrados mortos, presos a coleiras nos pátios de suas casas, gatos ficaram nos apartamentos, sem que seus donos tivessem conseguido salvá-los. Centenas seguem nos telhados e nas árvores sobre as águas. Nosso apelo, neste momento, é para que, além da ajuda oferecida aos humanos, também se façam donativos para os grupos que estão tentando resgatar e tratar animais.

Itajaí
O apelo da ONG Viva Bicho dá conta de que os animais não têm como pedir socorro e não conseguem se ajudar sozinhos. Muitos estão ilhados, sem comida, com medo, frio, à espera de ajuda. Cães e gatos sobreviventes vagam pelas ruas à procura de suas famílias e de alimentação. Apela-se aos moradores que tentem alimentar os animais que estão na rua. Não há ração disponível para compra na cidade, precisando ser enviada de outros lugares. Qualquer doação reverterá na ajuda imediata para resgate e tratamento dos animais sobreviventes.

Contato: Bianca - Ong Viva Bicho
(47) 8425-1459 / 9903-5441
Banco do Brasil
Ag. 1489-3 cc 20793-4
Associação Viva Bicho
CNPJ 06 156 776 / 0001 - 81

Blumenau
Segundo informes da APRABLU - Associação Protetora de Animais de Blumenau, há muitos animais ilhados e também perdidos pela cidade, e a ONG pede que os moradores tentem alimentar e confortar os animais que encontrem. A Associação pede com urgência doações para compra de medicamentos, alimentação, condições de abrigagem, cordas e potes.
Contato para doações:
e-mail: aprablu@terra.com.br (Bárbara)
Caixa Econômica Federal (ou lotéricas)
Ag.411
Op. 013
C/C 187-5
Simone Ruth Stoltz

Florianópolis
Menos atingida do que as cidades do interior, a capital de Santa Catarina, por meio de integrantes do GAE Floripa e do É o Bicho organizam o envio de estoque de rações a Itajaí, já contando com uma forma de transporte para sábado. Contato para apoiar com doações: e-mail: ordepdarc@gmail.com (Pedro)


Passo Fundo
Na cidade gaúcha de Passo Fundo, voluntários da Amigo Bicho conseguiram apoio da Defesa Civil local para que sejam enviadas à Santa Catarina rações para gatos, cães, cavalos e bois, assim como doações de potes, coleiras e correntes, a serem arrecadados na cidade. Os donativos podem ser entregues no corpo de Bombeiros da Moron (atrás da Escola Notre Dame) e da Petrópolis, devendo as embalagens ser identificadas como sendo "para animais".
Contato: Diane Tauffer
Passo Fundo – RS
(54) 9188 3564
(54) 8402 5726
jornalamigobicho@yahoo.com.br
amigobichopf@gmail.com

Porto Alegre
Se conheces quem possa transportar uma carga de ração para Santa Catarina, escreve-nos (gae.portoalegre@gmail.com) para que possamos deflagrar uma campanha de donativos. Contato feito por companheiro do GAE com a Defesa Civil não trouxe muita esperança de que aceitem levar doações para animais. Informação que estamos tentando checar.






Compartilhe essa postagem

4 comentários:

Renato Trindade disse...

Meu Deus! Fico imaginando o sofrimento dos animais que estavam presos a uma coleira, em suas gaiolas ou até mesmo na casa de seus donos nos momentos de aflição. Muitas vezes tratados como animais de estimação, estes são queridos companheiros e não sabem como pedir ajuda. Que surjam novos movimentos em atenção a esta causa. Que haja uma mobilização mais rápida para ajudá-los. Estou relacionando o seu artigo a minha matéria.

Parabéns e obrigado por esta informação amigo Antonio!

Forte abraço,
Luz! Renato

Santa Catarina agradece a sua Ajuda

Regina Bolico disse...

Oi Antônio!
Situação desesperadora de pessoas e animais. Bem lembrado, Antônio, precisamos nos mobilizar também para alimentar e dar abrigo aos animais que conseguiram ser salvos.
Um abraço.

Alexandre Brendim disse...

Nessas horas os animais sempre ficam em segundo plano.

Estava conversando sobre isso ontem com a minha mulher.

Os animais que muitas vezes ajudam a salvar a vida de humanos nessas horas, acabam sendo esquecidos quando são eles que precisam de ajuda.

Loja Casinha Feliz disse...

Eu também divulguei esta notícia mas, voltei para dar este alerta:
*E-mails falsos pedem doações a vítimas em SC*

Pedidos de doações para os desabrigados e desalojados em Santa Catarina têm circulado em falsos e-mails atribuídos à Defesa Civil do Estado. As mensagens contêm números de contas bancárias diferentes daqueles divulgados pela Defesa Civil para receber donativos.
A instituição divulgou um alerta em seu site, em que afirma que "não envia mensagens eletrônicas com pedidos de auxílio". Os números oficiais das contas bancárias que recebem as doações estão publicados na página da Defesa Civil na Internet.

De acordo com a gerente de Apoio Logístico da Defesa Civil de Santa Catarina, Soledad Pamela Yaconi Urrutia, somente ontem, mais de dez falsos e-mails foram encaminhados até o órgão por pessoas questionando a sua autenticidade.

"Quem enviou o e-mail copiou os dados que estavam no site da Defesa Civil (em relação a mortos, desabrigados e desalojados) e trocou o número das contas", afirmou Soledad.

Segundo ela, a Defesa Civil está reunindo essas mensagens e vai encaminhar para o Ministério Público, para que o caso seja investigado.

As pessoas que quiserem fazer doações às vítimas devem realizar os depósitos em nome de Fundo Estadual da Defesa Civil (CNPJ - 04.426.883/0001-57).


Redação Terra
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3359124-EI8139,00-Emails+falsos+pedem+doacoes+a+vitimas+em+SC.html