25 de abr. de 2008

Por quem você chora?

A essa altura é provável que você já tenha recebido um email com um link para a petição contra a participação do 'artista' Guillermo Vargas Habacuc na Bienal da América Central onde ele repetirá o ato de crueldade contra um cachorro de rua que ele raptou e prendeu em uma galeria em 2007 como 'uma obra de arte'. O cachorro foi amarrado e deixado a morrer às minguas enquanto as pessoas bebiam vinho, alheias ao sofrimento de um ser vivo e vulnerável.

Essa semana o Peta levantou a hipótese de que a estória pode ser um golpe de publicidade de Vargas, o que não deixaria de ser completamente repugnante, mas considerando o desespero contemporâneo pela publicidade, esse gesto de um perdedor falido criativamente não surpreende como deveria.

Independente da verdade por trás dessa estória, o que ela sublinha é que, enquanto o sofrimento de um tipo de animal querido para muitas pessoas consegue arrancar emoções forte e uma mobilização global (e eu não duvido que a demonstração coletiva de sentimento nesse caso seja completamente genuina), a tortura e assassinato de bilhões de animais erroneamente vistos como 'apenas comida' é ignorada pela grande maioria. Existe uma máquina muito perversa perpetuando o mito de que a humanidade pode deformar a vida alheia para satisfazer um 'prazer' gastronômico, mas a natureza está começando a mandar a fatura através de contas de hospitais, mortes prematuras, depressão generalizada e aquecimento global (a agropecuária responde por 20% das emissões de carbono, mais do que todo os sistema de transporte do mundo, que é responde por 18%). O video abaixo ilustra com bastante clareza tudo o que está errado no consumo da carne. Vale a pena fazer o esforço para vê-lo por inteiro. O video é narrado pelo ator Alec Baldwin e está legendado em português.




3 comentários:

Unknown disse...

X
Nossa, cara tu está de parabéns por ter um blog informativo assim.
Temos pensamentos comuns em relação aos 'tratos animais' (Y)
Boa sorte com isso aqui o/
X

Unknown disse...

Go Vegan o/

loboreporter disse...

Muito obrigado pelas palavras, esse blog é feito com muito amor