21 de set. de 2024

Sem o reconhecimento que o agro é o culpado das queimadas, nada mudará e o Brasil acabará

Na última quarta-feira eu fui até a Embaixada do Brasil para o lançamento da edição alemã do livro de Davi Kopenawa, A Queda do Céu um clássico que leva ao mundo a luta dos Yanomami pela sua terra e sua preservação. Davi estava presente e foi uma honra estar no mesmo ambiente que esse ícone da luta dos povos originários. Ele me pareceu bem-humorado, leve, um sábio de quem o mundo tem muito a aprender. 

 Antes dele falar, o embaixador do Brasil em Berlim teve a palavra e exaltou o trabalhou de Davi. O embaixador obviamente teve que fazer que referência às queimadas da Amazônia e a destruição da floresta. E aqui foi quando eu notei uma omissão do principal culpado, que é o agronegócio. Curiosamente, a ênfase foi no crime organizado internacional, o que eu eu não tenho dúvida tem participação nesse processo. Mas todo mundo sabe que o agro é responsável por 70% do desmatamento da Amazônia, da destruição do Cerrado e do Pantanal. Isso é escancaradamente óbvio. E esta matéria revela que as queimadas estão mais concentradas onde o agronegócio avança. 

 A minha vontade na hora foi gritar, E o agro? Mas não fiz por respeito a Davi e também por entender que o embaixador não é culpado dessa omissão, nem mesmo o governo, que deve estar amordaçado pelo poderoso lobby do agro com sua bancada malígna no congresso. 

Resta a população se organizar e começar a mudar a imagem do agro como sinônimo de prosperidade para o que é de fato: destruição, prejuízo e aniquilação do futuro. Como diz o Intercept, o Brasil precisa se libertar do agro. O veganismo é um dos instrumentos que temos disponíveis de imediato para fazer isso. Mas além de ser vegano, é preciso valorizar a agricultura familiar. O agro mata bois, porcos, galinhas e toda a vida silvestre. Não existe causa mais vegana do que lutar contra o agronegócio. Cada um de nós é responsável por combater a ditadura letal do agro, ou não teremos futuro. É simples assim.




Nenhum comentário: