28 de fev de 2011

Receita vegana: lentilha com tomate

The Ecologist, uma renomada publicação inglesa focada em meio ambiente, publicou um artigo de Duncan Williamson do World Wildlife Fund (WWF) que em teoria trabalha para proteger a biodiversidade, com foco nos animais. No artigo, Duncan diz que não é necessário ser vegetariano para salvar o planeta.

Ele na verdade está falando de um plano de dieta proposto pelo WWF chamado LiveWell que inclui de tudo: carne, queijo, ovos etc. A WWF acredita que são pequenos passos que podem puder o mundo, mas que passos são esses realmente não fica claro.

É muito hipócrita que uma organização que se diz proteger a biodiversidade publique algo assim. Exemplos abundam que ilustram como a agricultura animal ocupa o espaço de animais livres. O recente caso dos bisões americanos é um exemplo. Aparentemente, estes animais que vivem livres teriam que ser exterminados porque eles tem um tipo de gripe que afeta o gado. Ou seja, eles tem que ser mortos por isso para dar espaço para um animal não-nativo que também será morto.

E quem matou as onças do Brasil? Foram agropecuaristas que invadiam seu território e depois metiam bala quando elas atacavam suas vacas.

O que se quer dizer quando se diz ‘salvar o planeta’? Essa é uma expressão muito vaga, aberta a interpretação e digamos, pretensiosa – quem somos nós para salvar o planeta? Eu quero salvar vidas e as condições adequadas para que ela permaneça como está. O planeta em si não precisa da nossa ajuda, nós é que precisamos dele.

Os vegetarianos seguem sua dieta não para ‘salvar o planeta’ mas para tentar corrigir uma distorção moral que normaliza o holocausto, cujas manifestações mais explícitas são o matadouro e o barco de pesca.

Talvez a melhor maneira de responder a este artigo descabido é apresentar uma receita vegana. O vídeo é em inglês, mas eu vou listar aqui os ingredientes. Quanto a preparação, é fácil seguir pelas imagens e você ainda pratica um pouco de sua habilidade em língua estrangeira.

Tomate com lentilha:
4 tomates grandes
1 xícara de lentilhas secas
2 Duas folhas de louro
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de suco de limão
1 dente de alho
1 pitada de pimentão vermelho amassado
1 pitada de sal
1 talo de aipo
1 cebola picada
2 xícaras de água para a lentilha


Compartilhe essa postagem
Postar um comentário