24 de jul. de 2025

Ozzy Osbourne não era amigo dos animais - e nem dos humanos

É incrível como as pessoas no internet vegana parecem precisar desesperadamente de encontrar em pessoas famosas apoiadores do veganismo, mesmo quando não há fatos que comprovem ou pior, há fatos que mostram o contrário.

Esse é o caso de Ozzy Osbourne, o roqueiro da voz dopada que ficou famoso nos anos 70 e 80 com a banda Black Sabbath mas que nos 2000 virou uma espécie de caricatura de homem-bebê  explorada em um programa reality TV e capitaneado por sua esposa sinistra, a repulsiva Sharon Osbourne. 

Osbourne morreu esta semana e eu tenho visto muita gente compartilhar fotos dele com citação de Paul MacCartney sobre matadouros e algum apoio aqui e ali que ele deu para algum projeto de ajuda a animais, que no entanto não o fazem vegano ou sequer vegetariano nem o redimem das crueldades que ele cometeu contra animais no passado. Até a revista Rolling Stone percebeu a ironia da Peta fazer uma homenagem a Ozzy.

E por fim, em pleno genocídio dos Palestinos, Ozzy foi tocar em Israel em 2024, quebrando um boicote, além de, junto com sua esposa tenebrosa, ter pressionado a BBC a não passar um documentário sobre os médicos em Gaza.

A comunidade vegana precisa escolher melhor as pessoas a quem presta homenagem. Não sei se é maldade, burrice ou desespero. Mas isso tira a seriedade e a integridade do movimento vegano.

Nenhum comentário: