24 de jan de 2015

Museu Nacional da Dinamarca faz exposições sobre peles


Enquanto eu fazia uma tour pelo centro antigo de Copenhagen na Dinamarca, eu passei de frente ao Nationalmuseet, um dos pontos de visita da cidade. Por acaso, a principal exposição temporária no museu é uma sobre peles.

Com o sugestivo título - Peles, Uma Questão de Vida ou de Morte? ela apresenta o ponto de vista dos ativistas dos direitos animais e da indústria da pele, que é poderosa neste país. A exposição inclui uma instalação enorme com manequins tribais (esquimós, etc) vestido de pele, que eu conclui se referir à mençao da palavra vida no título, já que essas pessoas vivem em climas extremos.

Mas incluir populações minúsculas em discussões sobre pele me parece irrelevante, já que o problema real é a indústria da pele que fomenta um mercado de criação e tortura de animais em escala colossal. Na minha opinião essa é uma discussão que já deveria ter sido resolvida. É como perguntar se racismo é aceitável, ou algo do gênero.

Postar um comentário