22 de jul de 2011

Filme conta a história de chimpanzé explorado em projeto científico


A história trágica de um chimpanzé que nos anos 70 foi separado de sua mãe para que pesquisadores pudessem observar como ele processaria linguagem humana virou filme. Project Nim, do diretor James Marsh (diretor de O Equilibrista, 2008), mostra o que aconteceu com o chimpanzé Nim quando o experimento do professor da Harvard, Herbert Terrace, deu errado e ele foi enviado para viver com outros de sua espécie. Nesse processo ele fica amigo de seu guardião Bob Ingersoll. 


O filme é baseado no livro de Elizabeth Hess, Nim Chimpsky: The Chimp Who Would Be Human. O nome do chimpanzé é uma homenagem ao lingüista Noam Chomsky, que disse em uma entrevista ao Daily Beast ser contra o experimento. 

O drama começa quando a instituição que passou a cuidar de Nim perde fundos e o transfere para um laboratório para ser usado como cobaia. Ingersoll precisa agir para poder salvar seu amigo. Essa é a parte mais pesada do filme. Mas por fim ele é resgatado pelo Black Beauty Ranch in Texas, que é operado pelo Fund for Animals. Lá ele viveu confinado até os 27 anos, quando então ele morreu de um ataque cardíaco em 2000. 
  
Project Nim mostra como o experimento do professor Terrace foi feito sem nenhuma preparação, com a ajuda de sua namorada que amamentou o chimpanzé, acostumou-o a fumar maconha e tratou o experimento como uma diversão. 

O filme mostra também a amizade que pode se desenvolver entre animais humanos e não humanos mas alerta para os perigos de retirar animais de seu contexto natural. Embora nós continuamente forçamos animais a se adaptar às nossas condições de vida, com que freqüência nós paramos para considerar o seu modo de viver? Nós mantemos os animais cativos, mas os animais não podem nos separar de nossas casas e famílias. O equilíbrio de poder não é igual. 

Segundo uma crítica do Christian Science Monitor o filme evita apontar o dedo para os culpados do que aconteceu com Nim mas isso nem se faz necessário porque as ‘indignidades’ são muito evidentes. 

Project Nim no momento está  sendo exibido nos Estados Unidos e Inglaterra. Não existem datas previstas para o Brasil, segundo a sua página na IMDB


Trailer:

     

PS - Por incrível que pareça, apesar do fiasco do seu projeto e a sua total falta de ética, o professor Herbert Terrace ocupa até hoje uma cadeira na Harvard onde ele pesquisa, entre outras coisas, ‘a evolução da inteligência’.
Postar um comentário