4 de jan de 2010

Promotores de evento de exploração de taurinos anunciam tourada no Brasil

O Grito do Bicho, o blog da ONG carioca Fala Bicho, alerta que, segundo artigo publicado pelo O Barriga Verde de Santa Catarina, “o mês de março de 2010 promete grandes atrações para os amantes de tourada e espetáculos espanhóis. De 3 a 7 de março, Jaraguá do Sul sedia o 1º Rodeio Indoor Europa.”

Segundo informações da publicação, “o evento é uma idealização de César Borba, responsável pela Texas Company e que já promoveu o mesmo rodeio por dois anos na Espanha. No Brasil, porém, essa é a primeira vez que esse tipo de evento vem para o Brasil.”

Touradas são proibidas no Brasil pela constituição de 1988, portanto é no mínimo estranho que uma publicação noticie esse fato sem checar a legalidade do evento e que a prefeitura esteja conivente com a promoção de um ato ilegal. Por isso os órgãos responsáveis devem ser alertados.

Para se manifestar junto a prefeitura de Jaguará do Sul, cuja prefeita é Cecília Konell, entrar em contato com chefiadegabinete@jaraguadosul.com.br. Outros contatos: assessor Marcos (marcos.gabinete@jaraguadosul.com.br) e assessora Marlene (marlene.gabinete@jaraguadosul.com.br). A ouvidoria pode ser contactada através do telefone 0800 642-0156, pessoalmente ou por e-mail: ouvidoria@jaraguadosul.com.br

O Fala Bicho pede peço que quem escrever envie com copia oculta para falabicho@falabicho.org.br.


Atualização 25/01/2010: Recebi hoje o seguinte email da prefeitura de Jaguará do Sul:

“O secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Ronaldo Trajano Raulino, esclarece que, embora conste no material de divulgação apresentado recentemente pelos promotores do 1º Rodeio Indoor Europa 2010, a tourada prevista em sua programação não está autorizada pela administração municipal. “Respeitamos a cultura espanhola, mas solicitamos que esta atração fosse suspensa e de jeito nenhum vamos permitir que animais sejam machucados aqui dentro da Arena”, assegura. Ele acrescenta que seu posicionamento não poderia ser diferente, pois é autor de uma lei proposta com o objetivo de coibir maus-tratos a animais: a LM Nº 4600/2007, proibindo, no âmbito de Jaraguá do Sul, a utilização de animais de qualquer espécie em apresentações de circo."

Parabéns a prefeitura de Jaguará do Sul pela postura ética nesse caso.
Postar um comentário