28 de ago de 2012

Europa pode mudar lei que regula comerciais de conteúdo político

Um comercial de uma ONG de defesa animal chamada Animal Defenders International é o estopim de uma debate político que pode inaugurar uma nova era na propaganda em canais de TV europeus.

Um comercial da ONG chamado My Mate’s A Primate (“Meu amigo é um primata) foi censurado pelo órgão que regula a indústria publicitária. No vídeo, a ONG mostra uma criança de quatro anos enjaulada para ilustrar o fato de que uma um chimpanzé tem a inteligência de uma criança daquela idade.

O argumento é que a proibição não é compatível com a liberdade de expressão. O argumento pró-censura é que a TV não pode mostrar comerciais que possam influenciar opinião pública em questões controversas. A proibição não se estende a canais online.

A corte européia de direitos humanos deve passar seu veredito nas próximas semanas.

“Empresas comerciais tem total liberdade para anunciar seus produtos mesmo quando controversos, enquanto o terceiro setor e grupos de campanha não podem. Isso é fundamento injusto,” disse Tamsin Allen, advogada da Animal Defenders.

Assista: My Mate’s a Primate



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