12 de set de 2011

Leite de aveia: fácil e mais barato

Eu tive que compartilhar essa dica da Vista-se sobre o leite de aveia depois de pagar R$15 por um litro de leite de arroz orgânico esta semana. 

Comprei porque queria variar um pouco do leite de soja. Mas o preço, vamos ser honestos, é ridículo. De onde se calcula tal preço, eu não sei. Eu só sei que na Europa esse tipo de leite não passaria de três euros. Então porque aqui no Brasil é mais caro? Eu não sei e não vou esperar saber para beber um leite vegetal mais barato. 

Fazer leite de aveia é muito simples. Duas porções de água para cada de aveia que passou uma hora de molho, bater no liquidificador e coar. A aveia é um produto barato e cheio de nutrientes bons: são 10 minerais e 15 vitaminas. Uma xícara de leite de aveia cobre 36% da dose recomendada diária de cálcio, 10% de vitamina A, o que é mais que o dobro que o leite de vaca. Fornece também 10% do ferro diário. 

Um pacote de flocos de aveia orgânica pode ser encontrado por cerca de R$5. Como é muito fácil fazer, faça pequenas quantidades de leite porque ele dura no máximo três dias na geladeira. Se tiver disposição e tempo, faça apenas o suficiente para o dia e guarde em garrafa de vidro.

Postar um comentário