2 de jul de 2011

Direitos animais é tema de mostra de cinema em Curitiba

Foto do festival de 2009
A segunda edição da mostra de cinema sobre direitos animais acontecerá em Curitiba entre os dias 05 e 06 de novembro. A Mostra Animal 2011 acontecerá na Cinemateca de Curitiba e o programa incluirá longas, médias e curta metragens. Participarão filmes profissionais e amadores, do Brasil e do exterior. 

Segundo os organizadores, “a intenção do evento é trazer aos amantes da sétima arte a s diversas faces da relação entre humanos e não humanos em todos os seus aspectos sejam eles de cooperação ou de exploração, bem como os impactos socioambientais que essa relação pode trazer.” A mostra contará com a presença de Anderson Furlan, presidente da Associação Paranaense de Juízes Federais e defensor dos Direitos Animais. Furlan fará a palestra Magna na cerimônia de abertura do evento. Ele também estará presente como membro da mesa de debate que acontecerá durante o evento. 

O evento é uma realização da Sociedade Vegetariana Brasileira em Curitiba (SVB) e teve sua primeira edição em 2009. Segundo o coordenador da SVB na capital paranaense, Ricardo Laurino, a primeira edição teve um público de mais de 500 pessoas nos seus dois dias de exibição e ganhou grande repercussão. “A temática dos animais vem ganhando destaque em nossa sociedade nas diversas áreas de nosso cotidiano e trazê-la para as telas através de diversas produções foi uma idéia que acertou em cheio o gosto das pessoas”, explica. “A mostra tem como objetivo reunir os trabalhos já realizados e estimular novas produções que expressem as diversas visões relativas ao tema”, ele disse. 

Em 2009, foram passados filmes importantes como o seminal documentário norte americano “Terráqueos”, de produção independente que tem como narrador o ator Joaquin Phoenix e o filme Não Matarás, do Instituto Nina Rosa. Produtores independentes também terão a chance de ver seus trabalhos exibidos. O festival aceita inscrições de filmes sobre o tema da mostra. Os trabalhos serão exibidos dentro do programa não-competitivo Mostra Animal de Filmes Convidados. As inscrições de filmes vão do dia 15 de junho a 30 de agosto de 2011 e as de público serão abertas em outubro. 

Para saber mais, visite o website da II Mostra Internacional de Cinema pelos Animais.
Postar um comentário