16 de mai de 2011

Programa de TV canadense choca com receita de carne de cavalo


Um episódio do programa Top Chef Canada que vai ao ar hoje (16) na Food Network desencadeou críticas por causa do uso de cavalos para consumo humano. O episódio vai apresentar um desafio de culinária que terá um chef usando carne de cavalo. Foie gras também estará no menu. 


A Canadian Horse defence Coalition disseque o programa conseguiu emu ma tacada apenas insultar os telespectadores, alinhar-se com indústrias cruéis e promover péssimos hábitos alimentares. 

No Canadá existem matadouros de cavalos, para onde são enviados centenas de milhares de animais vindo dos Estados Unidos. Muitos eram explorados como animais de exibição, corridas, companhia ou haviam sido explorados pela indústria do Premarin, que usa urina de égua para fazer remédios para mulheres na menopausa. É uma viagem de horror que põe fi a uma vida de exploração. 

Além da questão ética, existe a questão de saúde em se tratando de carne de cavalo. Eles regularmente recebem dosagens de drogas e suplementos que podem ser cancerígenos, já que eles não são oficialmente criados para serem comidos. 

A Equine Welfare Alliance acredita que o desafio de culinária na TV faz parte de uma estratégia de marketingm para promover o consumo de carne de cavalo e desensibilizar o público quanto ao abate desses animais. 

Postar um comentário